Aprovados para a Polícia Civil do Rio protestam por convocação em frente à Alerj
Candidatos aprovados para o cargo de oficial de cartório da Polícia Civil do Rio de Janeiro e que aguardam nomeação há mais de um ano decidiram acampar em frente à Assembleia Legislativa do estado como forma de protesto.
Os aprovados passaram por treinamento de nove meses na Academia de Polícia (Acadepol), em tempo integral, e alegam que se desligaram de seus empregos para participar do curso diante do compromisso do governo do Rio de convocá-los.
A jornalista Livia de Andrade, aprovada em 2013, disse que 284 candidatos aguardam nomeação. Os aprovados são todos de nível superior e aguardam vagas em cargos com salário de cerca de R$ 4 mil líquidos.
“Fizemos o concurso e em 2014 começamos a Acadepol, até maio de 2015. Até agora não fomos empossados. Por conta da crise, o governo disse que não poderia empossar os 750 de uma vez só. Fomos divididos em cinco grupos e cada um seria nomeado em uma data. A terceira leva já tomou posse, mas a quarta leva deveria ter sido empossada dia 13 de maio. Para nossa surpresa, não saiu nossa nomeação”, disse.
A Polícia Civil diz que tem envidado esforços junto à Secretaria de Segurança Pública (Seseg) e ao governo do estado para nomeação dos candidatos ao cargo de oficial de cartório. A Secretaria de Segurança Pública informou que a convocação depende da Casa Civil, que, até a publicação desta matéria, não havia se manifestado sobre prazos de nomeação dos candidatos.