Bicicletário Araribóia é inaugurado no Centro
Com a presença de dezenas de adeptos das magrelas, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (27), pelo prefeito Rodrigo Neves, o Bicicletário Araribóia, localizado ao lado da estação das Barcas, no Centro de Niterói.
A construção do estacionamento de bicicletas está inserida no conjunto de iniciativas do programa Niterói de Bicicleta, que tem como finalidade encontrar espaços para a bicicleta no cotidiano da cidade. A construção do espaço pode ser considerada um marco no projeto de incentivo ao transporte cicloviário em Niterói.
O bicicletário é o primeiro do município com essas dimensões – 416 vagas, ocupando uma área de 478,6 metros quadrados. O espaço irá atender usuários das barcas, do Terminal Rodoviário João Goulart e pessoas que trabalham ou visitam o centro da cidade.
Além da área para as bicicletas, o local possui segurança 24 horas, recepção, bebedouro, área de descanso, espaço para manutenção básica e bombas de ar. Para usar o estacionamento, será necessário fazer um cadastro com foto do ciclista e da bicicleta. O investimento na obra foi de R$ 852.598,79.
700 vagas em bicicletários ou paraciclos
Niterói hoje conta com cerca de 36 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Possuem esta infraestrutura vias nas quais foi identificada demanda de uso da bicicleta como transporte e lazer, contemplando eixos como os das avenidas Benjamin Constant, Roberto Silveira, Amaral Peixoto, Caetano Monteiro, entre outras. Na Região Oceânica, foi implantada a ciclofaixa no trecho da Francisco da Cruz Nunes, que faz a ligação da futura estação final do BHS à Praia de Itaipu.
As próximas ciclovias que serão implantadas são a de 350 metros na Avenida Marquês do Paraná, e 60 quilômetros na Região Oceânica, já incluindo a ciclofaixa do túnel Charitas-Cafubá, que serão implantados pelo programa Região Oceânica Sustentável (Pró-Sustentável).
Na Avenida Marquês do Paraná, a ciclovia será implantada pela construtora do shopping que será instalado na avenida, como contrapartida dada à prefeitura.
No final do ano passado foi concluída a instalação dos 350 bicicletários adquiridos em licitação pública. O último lote desta compra foi instalado em diversos bairros como Ilha da Conceição e Barreto, Icaraí e Jurujuba, totalizando 700 vagas para estacionamento de bicicletas em todas as regiões da cidade.
Número de ciclistas em Icaraí cresceu 67% em 1 ano
Um estudo realizado em dezembro do ano passado constatou que o número de niteroienses usando bicicletas como meio de transporte cresceu 67% na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, na Zona Sul da cidade, e 48% na Avenida Amaral Peixoto, no Centro.
O investimento da Prefeitura de Niterói em infraestrutura cicloviária através da instalação de vagas para bicicleta e a criação da ciclofaixa da Rua Miguel Couto, que conecta Santa Rosa a Icaraí, são fatores que incentivaram o uso da bicicleta como meio de locomoção para curtas e médias distâncias, e para atividades de lazer, segundo a coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo.