BRT que ligará Niterói, São Gonçalo e Itaboraí deverá ficar pronto em 2018
O secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osório, apresentou, nesta terça-feira (17/11), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), durante evento realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico, o projeto de expansão do Sistema BRT, sigla em inglês que significa Transporte Rápido por Ônibus.
Segundo ele, o plano de construção do BRT Leste Metropolitano, que ligará os municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí no trecho da RJ-104, é uma prioridade do Governo do Estado e deve ser executado até 2018. A meta do Governo é transportar 200 mil passageiros por dia útil nos corredores desse BRT intermunicipal.
“Temos um caso de sucesso na cidade do Rio e, agora, o estado planeja levar o sistema BRT para o transporte intermunicipal. O BRT do Leste Metropolitano é fundamental para a Região Metropolitana, que não tem nenhum meio de transporte de alta capacidade”, explicou Osório. No projeto, está prevista ainda a integração com a Linha 3 do metrô, que ligará Niterói a São Gonçalo, e a integração com o corredor Transbrasil, possibilitando a criação de um sistema integrado de transporte público. Ainda de acordo com o secrertário, o projeto conceitual já está pronto: “Está sendo apreciado pelas prefeituras de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí”.
A Baixada Fluminense também vai ganhar o sistema BRT. Serão quatro ao todo: um na Via Light, outro Rodovia Presidente Dutra, o terceiro entre Belford Roxo e Duque de Caxias e o quarto ligando a Baixada a Petrópolis, na Região Serrana. “Esse projeto ainda está em estudos e consta do Plano Diretor de Transportes Urbanos da Região Metropolitana”, explicou Osório.
Ampliação no Rio
Secretário de Transportes do Município do Rio de Janeiro, Rafael Picciani disse que a prefeitura também pretende ampliar o BRT na capital. “Dois corredores já estão operando e mais dois serão entregues em breve: o lote zero da Transoeste e a Transolímpica. Mais à frente, em 2017, teremos a entrega da Transbrasil”, disse Picciani. Segundo ele, apenas 18% da população tinham acesso a transporte de alta capacidade em 2009 e, em 2016, esse número deverá chegar a 63%. “Esse é um desafio permanente e a Secretaria vai trabalhar na melhoria e na expansão dos terminais e no aumento da frota”, garantiu.
Na capital fluminense, o BRT impacta, atualmente, cerca de 230 mil passageiros por dia na Transcarioca e 216 mil na Transoeste. Quando a rede estiver completa, após a inauguração da Transolímpica e da Transbrasil, o sistema deverá transportar 1,4 milhão de pessoas por dia.
Pesquisa
A diretora de Projetos e Operações do WRI Cidades Sustentáveis, Daniela Facchini, apresentou, no evento, uma pesquisa realizada entre 18 de junho a 03 de julho de 2015 com dois mil entrevistados. Segundo ela, 90% dos entrevistados gastam menos tempo no transporte coletivo depois da implantação da Transcarioca, e o nível de satisfação dos passageiros triplicou. “Duzentas e trinta mil pessoas usam a Transcarioca por dia, e o tempo médio economizado por essas pessoas depois da implantação do sistema é de 31,8 minutos por dia. Considerando o valor da hora de trabalho, calculado com base na renda mensal, a economia proporcionada chega a mais de R$ 332 milhões por ano”, explicou.
Daniela comentou que a pesquisa mostrou que a mobilidade urbana na cidade do Rio está melhorando e isso se reflete na satisfação apurada nos usuários antes e depois da inauguração da Transcarioca. “As pessoas estão se sentindo mais valorizadas e o sistema tem mais rapidez, mais confiabilidade”, disse. Inaugurado em 2014, o corredor expresso Transcarioca liga o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Um trajeto total de 39 km. Ao longo do percurso, são 47 estações e cinco terminais, beneficiando mais de 230 mil passageiros, com a interligação de 27 bairros.
O deputado Luiz Paulo (PSDB) presidiu a reunião e ressaltou a importância de discutir também o desenvolvimento dos outros meios de transporte. “No mês de dezembro, o Fórum vai realizar um evento onde os secretários municipal e estadual irão apresentar seus Planos Diretores de Transportes Urbanos e, então, outros meios de transporte entrarão na discussão, o que é muito importante. A Região Metropolitana é uma área que não pode ficar apenas com os ônibus; caso contrário, vai falir. Alguns corredores de BRT não vão resolver”, disse o parlamentar.
A mesa de solenidade também foi composta pelo gerente de Infraestrutura do BRT Rio, Alexandre Castro; pelo presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira; e pelo especialista em Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, Riley Rodrigues. A reunião contou com a participação de diversos deputados.