Campanha alerta para importância do exame de mamografia
O câncer de mama é uma das maiores causas de mortes nas mulheres brasileiras. Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revela uma previsão de 57 mil novos casos só no país.
O número equivale a uma média de 56 casos por grupo de 100 mil mulheres. A Região Sudeste é a campeã nessa proporção, chegando a marca de 71 casos a cada 100 mil mulheres.
A doença também atinge os homens, e para chamar atenção sobre o tema, começa neste sábado a Sétima Edição do Outubro Rosa.
A Sociedade Brasileira de Mastologia vai lançar a campanha: “ a vida pede atitude.movimente-se: faça mamografia anualmente” a ideia é apontar para a importância dos exames.
Estudos mostram que hábitos simples como a prática de exercícios e uma dieta equilibrada podem fazer a diferença em matéria de prevenção da doença.
Segundo a coordenadora de nutrição do Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas do Distrito Federal, Giordana Mota, uma alimentação rica em gorduras aumenta o risco de vários tipos de câncer.
O Inca promove um debate aberto ao público sobre o assunto no dia 6 de outubro. A entrada é gratuita. Mais informações no site www.inca.gov.br