Caravana da Ciência chega à São Gonçalo

Aluna da Escola Municipal Albertina Campos, no Mutuá, Mikaella da Silva Bastos, 12 anos, foi uma das estudantes que passou pela Praça Doutor Luiz Palmier – mais conhecida como Praça do Rodo –, no Centro, nesta terça-feira, dia 17 de março, para visitar a Caravana da Ciência e ter experiências voltadas à velocidade, energia, ótica e sons.

“Ciências não é minha matéria preferida, mas fiquei curiosa para conhecer os experimentos científicos e achei muito interessante”, disse Mikaella, que mora no Boaçu e estava acompanhada por três amigos.

O centro de ciências itinerante permanece em São Gonçalo até a próxima sexta-feira, dia 20 de março. A carreta especialmente adaptada (com uma porta palco) com sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos está aberta ao público de 10h às 16h.

“O objetivo é oferecer ao alunado, aos professores e à população um ambiente de educação informal, onde o visitante tenha um contato lúdico, direto e dinâmico com a ciência”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Carlos Ney Pinho Ribeiro.

A visitação, além de ser um momento de descontração, é uma oportunidade diferenciada onde o entretenimento inteligente alia-se com o aprendizado e a obtenção de conhecimento. Suas atividades são compostas pela exposição de experimentos explicados por monitores, sessões de planetário, sessões de sala escura e apresentação de bancada de física.

“A intenção é despertar o interesse pelo olhar científico”, ressaltou a coordenadora da Caravana da Ciência, Jéssica Norberto, do Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj).

Entre os destaques, o planetário inflável – uma cúpula onde imagens do céu noturno são projetadas, permitindo que sejam observadas figuras relativas a planetas e estrelas. Nele é possível aprender de forma lúdica um pouco de astronomia e ciências.

“O planetário um instrumento didático e interativo excelente, pois apresenta um alto grau de sensibilização para a difusão e compreensão dos conteúdos abordados. Ele faz sucesso não só entre as crianças, mas também com jovens e adultos”, contou Jéssica, que revelou que a expectativa de público é de 100 pessoas por hora.

Para este ano não há mais data disponível para solicitar a Caravana da Ciência, mas o município ou instituição que tiver interesse pode se cadastrar na lista de espera ou agendar uma data para o próximo ano. Os contatos devem ser feitos através do telefone (21) 2333-1188 ou pelo e-mail caravanadaciencia@cecierj.edu.br

Deixe um comentário