Casa Biot chega a Ipanema com proposta inovadora de bem-estar e impacto social

Dra Vanessa Noronha | Foto de Divulgação

Mais do que um espaço de estética e bem-estar, a Casa Biot nasce para transformar vidas, conectar pessoas e gerar impacto social. Criada pela biomédica Vanessa Noronha, a iniciativa une saúde, beleza integrativa e sustentabilidade, resgatando a relação humana no empreendedorismo e promovendo ações que incentivam a igualdade racial e de gênero. Com essa proposta inovadora, a Casa Biot abre suas portas em Ipanema no dia 22 de março de 2025.

A escolha do nome reflete esse conceito multifacetado. “Queria um nome que carregasse o conceito de bio, de vida, que a pessoa visse e soubesse que o foco é respeitar a natureza estética”, explica Vanessa. O nome também carrega uma história pessoal: Biot é uma cidade do sul da França, na região de Côte d’Azur, que marcou sua juventude nas aulas de francês com um professor nativo.

A Casa Biot surge como um espaço que une diferentes frentes. Além dos tratamentos estéticos e terapias regenerativas, oferece um ambiente de acolhimento empresarial, sem a formalidade de um coworking, o espaço apresenta um estúdio para criação de conteúdo e um palco para artistas e empreendedores que buscam visibilidade. “Queremos mostrar que é possível resgatar a humanidade e as relações interpessoais no empreendedorismo, conectar pessoas e gerar impacto positivo na sociedade”, afirma a fundadora.

A localização na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, também carrega um significado especial. “Queria um local que refletisse leveza, arte e sofisticação, mas que também fosse popular. Ipanema tem essa relação com a música, com a bossa nova, com o jazz, que também fazem parte da minha história como cantora”, conta Vanessa. Para ela, abrir um espaço no coração do bairro também representa um marco pessoal: “É um local de impacto social para uma mulher negra e periférica que reescreveu sua história”.

Com pilares sustentáveis, a Casa Biot adota práticas de baixo impacto ambiental, como o uso de mobiliários recicláveis, redução de consumo de energia e insumos de menor impacto ao ecossistema. O espaço também valoriza o comércio local ao funcionar como um hub empresarial, criando oportunidades para pequenos empreendedores e marcas apresentarem seus produtos no mercado de luxo.

A programação de inauguração promete ser um reflexo dessa proposta diversa e engajadora. O evento contará com palestras de profissionais de diferentes áreas, apresentações artísticas, pocket shows e um desfile de moda. Entre os parceiros, estão farmacêuticos, psicólogos, médicos de esporte e personal trainers, além de profissionais da área da moda.

Com um conceito de “estética ancestral”, a Casa Biot se diferencia ao respeitar a identidade e evitar padronizações e etarismo. “Aqui, não há pressa, não seguimos o modelo fast-beauty. O atendimento é humanizado, buscamos a qualidade de vida e o bem viver”, reforça Vanessa.

Para participar da programação de abertura ou agendar visitas, o público pode acessar as redes sociais (@casabiot), o site oficial (casabiot.com).