Cidade do Rio recebe mais de 1,1 milhão de turistas
A cidade do Rio de Janeiro recebe aproximadamente 1,1 milhão de turistas neste Carnaval. A movimentação na economia deve atingir cerca de R$ 3 bilhões. A grande festa popular, que começa oficialmente nesta sexta-feira (24/2), vai reunir diversas nacionalidades na Capital que é vitrine do Brasil para o mundo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH), a rede hoteleira registra ocupação média de 72%.
A Barra da Tijuca é, até o momento, o bairro mais procurado, com 75% de ocupação, três pontos percentuais acima da média geral da cidade. Na sequência, estão os bairros do Flamengo e Botafogo, com 73%. Copacabana e Leme registram 74%, enquanto Ipanema e Leblon têm 71%. O Centro tem 67% de quartos vendidos para os dias de folia.
A previsão da ABIH é que a média geral chegue a 80%, podendo alcançar 90% em alguns bairros. O motivo, segundo a associação, foi a grande exposição durante a Olimpíada, que motivou os visitantes estrangeiros a visitarem a Cidade Maravilhosa. O Carnaval de rua é outro importante chamariz para os foliões.
– A cidade tem uma grande importância, principalmente por ser a porta de entrada de visitantes para várias partes do estado – disse o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix.