Clin realiza remoção de pichação na Praça do Descobrimento

A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) realizou na tarde desta terça-feira (27/12) serviço de limpeza de pichações na Praça do Descobrimento, em Piratininga, na Região Oceânica. Atualmente a equipe de limpeza utiliza dois produtos para remoção de pichação, um indicado para cobre e bronze e outro para pedras, concretos, monumentos, granitos e mármores. Ambas são soluções limpadoras de alta eficiência na limpeza de oxidações, fuligens e impregnantes químicos e naturais.

“Ações de vandalismo são frequentes em diversos pontos da cidade e geram um custo alto para o município, por isso, é importante que a população, sempre que presenciar alguma irregularidade, denuncie’’, orienta Antonio Lourosa, presidente da CLIN.

A pichação insere-se nas leis de crime ambiental, conforme o artigo 65 (pichar, grafitar, sujar ou manchar edificação ou monumento urbano) da Lei 9.605/98. A penalidade para quem for pego pichando é de três meses a um ano de reclusão. A população também pode colaborar denunciando pelo 153 da Guarda Municipal de Niterói.

Ação – A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN)  realizou nesta terça-feira (27) mais uma ação educativa, desta vez na Estrada Leopoldo Fróes, em São Francisco. Funcionários da CLIN percorreram o local entregando panfletos e conversando com moradores.

O trabalho feito pela equipe de fiscalização da companhia tem como principal objetivo orientar sobre os horários de coleta e levar ideias educativas à população, para coibir irregularidades.

“Cada um é responsável pelo lixo que produz, por isso realizamos diversas campanhas de conscientização pela cidade, com o objetivo de fazer com que os moradores respeitem os horários de coleta e acondicionem corretamente os seus resíduos. O despejo irregular pode entupir ou obstruir bueiros e aumentar a  proliferação de vetores, principalmente durante o verão, quando ocorrem muitas chuvas”,  ressalta Antonio Lourosa, presidente da CLIN.

Atualmente toda a cidade é atendida pela coleta domiciliar e pela coleta seletiva. Além disso, existem diversos pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis e mais de 2.000 papeleiras instaladas, para acondicionamento de pequenos detritos. A multa para o lixo colocado fora de hora em via pública e para despejo irregular de entulho é de R$1.369,34. A população pode colaborar denunciando alguma irregularidade pelo 0800-022-2175 ou http://www.clin.rj.gov.br/?a=ouvidoria

Deixe um comentário