Comperj: “Milhares caíram na pegadinha do PT”, diz prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo
Em artigo publicado nesta sexta-feira (13/02) no jornal O Globo, o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, faz duras críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Partido dos Trabalhadores (PT) por causa dos prejuízos que a cidade amarga em virtude do atraso nas obras do Comperj e, principalmente, por causa da mudança de planos da Petrobras em relação ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, que está sendo construído em Itaboraí. No texto, Helil diz que “o Brasil acreditou na propaganda do PT”, e que “milhares de incautos caíram na pegadinha”.
O prefeito lembra que, após nove anos do anúncio da construção do Comperj em Itaboraí, feito pelo ex-presidente Lula, a cidade viu o sonho virar pesadelo, e o prometido ‘Eldorado’ virou pó.
“De polo petroquímico, o Comperj virou refinaria. O que inicialmente deveria terminar em 2013, agora só em 2017”, critica Helil Cardozo. “Não será surpresa se a nossa refinaria virar em breve um posto de gasolina”, acrescenta o prefeito.
Helil ressalta que, desde o anúncio da construção do polo petroquímico, Itaboraí nunca mais foi a mesma. Em pouco tempo, a cidade “acelerou de zero para 200 km”. No rastro desse ritmo de crescimento, vieram a inflação e a especulação imobiliária, acompanhadas de trabalhadores e suas famílias que inflaram a cidade e seus serviços públicos.
“Muitos desses trabalhadores que vieram atrás do Eldorado agora estão desempregados, e vagam sem rumo pelas ruas da cidade sem poder retornar para casa”, diz Helil num dos trechos do artigo.
O prejuízo já se reflete nos cofres da cidade. Segundo o prefeito, “a arrecadação de ISS, que já foi de R$ 30 milhões/mês, está em R$ 18 milhões e deverá cair em breve para menos da metade”, enquanto a população cresceu 20%.
“A matemática não fecha”, diz o prefeito. “Agora é preciso saber quem arca com tamanho prejuízo?”, conclui o prefeito Helil.