Defesa Civil instala novos pluviômetros em São Gonçalo
A coordenadoria de Defesa Civil de São Gonçalo está aumentando a capacidade de monitoramento preventivo por toda a cidade. Mais 19 pluviômetros semiautomáticos estão sendo instalados em pontos estratégicos para aumentar a área de cobertura, com o objetivo de emitir alertas de alagamentos com maior abrangência. O coordenador do órgão, coronel Adilson Alves, acompanhou nesta terça-feira (31/03) a instalação do aparelho no bairro Patronato.
“Esses novos equipamentos doados pelo Centro Nacional de Desastres Naturais (Cemaden) vêm para somar com os que já estão instalados no município. Com a implantação desses aparelhos, São Gonçalo passa a ser monitorado de forma mais abrangente. Estamos trabalhando para diminuir as consequências de problemas como enchentes e deslizamentos de terra”, declarou o coordenador.
Os novos equipamentos estão localizados nos bairros Monjolos, Itaúna, Jardim Catarina, Alcântara, Lindo Parque, Barro Vermelho, Gradim, Covanca, Porto Novo, Engenho Pequeno, Patronato, Tenente Jardim, Zumbi e Nova Grécia.
O município de São Gonçalo agora conta com um total de 39 pluviômetros, sendo 20 automáticos e 19 semiautomáticos. Através deles já é possível fazer uma avaliação dos pontos que oferecem perigo aos moradores, além de monitorar e prevenir problemas causados pelo excesso de chuva. Os dados coletados através dos equipamentos também servem de fonte para estudos climáticos e análises do cenário, ajudando assim na identificação de períodos mais críticos de chuva.
Os 20 pluviômetros automáticos estão instalados nos bairros Arsenal, Boa Vista, Engenho Pequeno, Gradim, Mutuaguaçu, Venda da Cruz, Santa Izabel, Vista Alegre, Rocha, Itaoca, Itaúna e Guaxindiba.
Além desses serviços, a Defesa Civil vem realizando outros trabalhos de prevenção, como treinamento nas escolas; implantação de núcleos nas comunidades; mapeamento detalhado dos riscos geológicos e hidrológicos do município e finalização do Plano de Contingência para as múltiplas ameaças.