Colágeno é uma proteína responsável por garantir firmeza e dar elasticidade à pele, sendo produzida naturalmente pelo corpo, mas também pode ser encontrada em alimentos, como carne e gelatina, além de fazer parte de cremes hidratantes e suplementos alimentares.
A popularidade do colágeno fez com que centenas de marcas lançassem a sua versão no mercado. No entanto, nem todos os suplementos de colágeno são iguais! Então, quais são realmente eficazes? Nossa pesquisa examina uma série de fatores que podem responder essa questão:
O colágeno é ainda fundamental para a formação dos tendões, cartilagens e ligamentos presentes nas articulações, evitando o contato entre os ossos e, consequentemente, o seu desgaste.
Confira promoção exclusiva que selecionamos:
Recomendamos os kits de 3 a 5 meses para melhores resultados. Escolhemos o sabor frutas vermelhas, mas tem a opção de laranja também. Clique aqui para conhecer os sabores.
O que acelera a queda de colágeno na pele?
Esse processo é agravado ainda por fatores que aceleram o envelhecimento da pele, como exposição excessiva e sem proteção ao sol, tabagismo, alimentação desequilibrada, falta de higiene, contato com poluição ambiental, entre outros.
O que acontece quando se perde colágeno?
E não é apenas na pele que é sentido o impacto da perda do colágeno. A diminuição da proteína também pode causar rigidez nas articulações e consequências nos outros locais em que ela está presente no corpo, como ossos e ligamentos.
Alguns estudos mostram que consumir suplementos com colágeno, estimula o corpo a produzir outras proteínas que também aumentam a firmeza e elasticidade da pele, como a elastina e fibrilina, ajudando a retardar o envelhecimento da pele, reduzindo as rugas e o ressecamento.
Desta forma, uma alimentação rica em colágeno ou os suplementos ajuda a fortalecer os tendões e ligamentos, mantendo-os saudáveis.
Ajudar no tratamento da osteoartrite
O colágeno pode ajudar no tratamento da osteoartrite que é uma inflamação nas articulações que causa inchaço e dor, surgindo devido ao desgaste da cartilagem, que é formada principalmente por colágeno, e tem como função revestir os ossos, amortecendo impactos e impedindo o contato entre os ossos.
De forma geral, a quantidade de colágeno produzida pelo corpo diminui com a idade, aumentando o risco do desenvolvimento da osteoartrite.
Alguns estudos têm demonstrado que consumir suplementos de colágeno, ajuda a reduzir a inflamação das articulações, além de estimular o corpo a produzir colágeno, o que diminui a dor, sendo muito útil para auxiliar no tratamento da osteoartrite.
Leia também
Fortalecer os ossos
O colágeno é importante para dar estrutura e firmeza aos ossos, mantendo-os fortes, no entanto, com o envelhecimento, a quantidade de colágeno nos ossos diminui, deixando-os mais frágeis e menos densos, o que aumenta o risco de fraturas, além de dificultar a cicatrização.
Muitos estudos mostram que os suplementos de colágeno ajudam a fortalecer e aumentar a densidade dos ossos e reduzir o risco de desenvolvimento da osteoporose ou osteopenia.
Aumentar a massa muscular
O colágeno é necessário para manter os músculos fortes e funcionando corretamente e a utilização de suplementos de colágeno, ajuda a aumentar a massa e a força muscular, por promover a síntese de proteínas musculares como a creatina, por exemplo.
Além disso, o suplemento de colágeno pode ser muito útil para atletas, pessoas com sarcopenia ou para evitar a perda muscular que ocorre com o envelhecimento.
Melhorar a saúde cardiovascular
O colágeno faz parte da estrutura das artérias, promovendo uma maior elasticidade dos vasos sanguíneos, o que facilita o transporte de sangue do coração para o resto do corpo.
Quando não há colágeno suficiente no corpo, as artérias podem ficar mais fracas e frágeis, aumentando o risco de aterosclerose, que é uma doença cardiovascular caracterizada pelo estreitamento das artérias e que pode causar infarto ou AVC, por exemplo.
Alguns estudos mostram que tomar suplementos de colágeno melhora a saúde cardiovascular e ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento da aterosclerose.
Além disso, esses suplementos também aumentam o colesterol bom, que é importante para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Promover a saúde do cabelo
O colágeno ajuda a promover a saúde do cabelo, pois alguns aminoácidos do colágeno são usados para formar a queratina, que é uma proteína que ajuda a aumentar a resistência, crescimento e elasticidade dos cabelos.
Aumentar a resistência das unhas
O colágeno também é importante para aumentar a resistência das unhas, deixando-as mais fortes e saudáveis, pois estimula a produção de queratina.
Quando usar colágeno
O uso de colágeno é indicado quando começam a surgir sinais como:
- Diminuição da espessura dos fios de cabelo;
- Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;
- Surgimento de rugas e de linhas de expressão;
- Aparecimento de estrias;
- Pele fina e desidratada;
- Diminuição da densidade dos ossos, como nos casos de osteopenia e osteoporose;
- Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.
- Na presença de sinais indicativos de pouca quantidade de colágeno no corpo, ou após os 50 anos, é importante consultar o médico para que seja feita uma avaliação completa e possa ser indicado o uso de suplemento, caso haja necessidade.
Como repor o colágeno
Para repor o colágeno e garantir todos os benefícios dessa proteína é importante aumentar o consumo de alimentos que são fontes de colágeno. No entanto, em alguns casos quando apenas o consumo de alimentos ricos em colágeno não é suficiente, pode ser recomendado pelo médico o uso de suplementos.
Alimentação rica em colágeno
A alimentação rica em colágeno deve ser feita aumentando o consumo de carnes vermelhas, carnes brancas ou gelatina, por exemplo, sendo também recomendado acrescentar à alimentação do dia a dia alimentos ricos em vitamina C, como laranja, kiwi, abacaxi ou mamão, pois ajudam a melhorar a absorção do colágeno. Conheça outros alimentos ricos em colágeno para acrescentar à dieta do dia a dia.
Suplementos de colágeno
Os suplementos de colágeno podem ser tomados na forma de cápsulas, comprimidos ou pó, que deve ser diluído em água e tomado juntamente com o suco de limão, por exemplo, sendo importante que o uso do suplemento seja recomendado pelo médico ou nutricionista.
Estes suplementos podem ser comprados em farmácias, drogarias, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, na forma de colágeno hidrolisado e o tempo de tratamento deve ser de pelo menos 9 meses, com uma dose máxima diária de 9 g de colágeno para obter os benefícios dessa proteína.
Quanto tempo demora para o colágeno fazer efeito?
Para se alcançar os efeitos, é preciso pelo menos três meses, que foi a duração dos trabalhos científicos. Nesses casos, o suplemento é tomado todos os dias, geralmente em uma dosagem que varia de 5g a 10g.