Detro lança aplicativo para usuário fazer denúncia pelo celular
A Secretaria de Transportes, por meio do Detro, lançou nesta quarta-feira (8/7), no Terminal Américo Fontenelle, no Centro, mais um canal de comunicação com os passageiros dos ônibus e vans intermunicipais: o aplicativo Fiscal de Bolso. O objetivo é agilizar o contato entre os usuários do sistema e as equipes de fiscalização. O Fiscal de Bolso permite ao usuário enviar reclamações, sugestões e comentários sobre os ônibus intermunicipais a partir de um telefone celular.
Na tela, o usuário dispõe dos seguintes campos para preenchimento: número de registro do veículo, tipo de reclamação e comentários. Além disso, o aplicativo também permite envio de fotos. Essas informações serão integradas imediatamente ao Sistema de Inteligência e Monitoramento (SIM) do Detro e encaminhadas para fiscalização. O aplicativo está disponível para sistemas Android, iOS, Windows Phone e pode ser baixado na App Store e na Play Store, digitando Detro-RJ no ícone busca.
– A participação do cidadão é fundamental para lutarmos pela qualidade do sistema de transporte público. E o aplicativo do Detro é uma maneira rápida e eficaz de manter a fiscalização sempre em sintonia com as demandas dos usuários – disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
Os usuários do sistema de transporte intermunicipal também já contam com o WhatsApp Fale Detro para mensagens de texto e multimídia. Basta adicionar o número (21) 9-8596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora, para que os dados sejam incluídos no sistema, o que gerará um protocolo de atendimento.
Atualmente, para atender aos passageiros do transporte intermunicipal, o Detro também disponibiliza o canal da Ouvidoria, que recebe reclamações e sugestões via telefone (3883-4141), e-mail (ouvidoria@detro.rj.gov.br) e site (www.detro.rj.gov.br), e a Ouvidoria Itinerante.