Dia do Cinema Brasileiro será comemorado em São Gonçalo

Curso de Cinema FASG Melina Matos e Alberto Sena- Thiago Louza (53)
Melina Matos e Alberto Sena (Thiago Louza/PMSG)

Quão longe você está disposto a ir atrás de um sonho?”. Essa foi a pergunta feita pela estudante de Cinema Melina Coelho de Matos, de 21 anos, a um professor que desacreditou do seu potencial quando ela deixou toda a sua vida em São Gonçalo para estudar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, a jovem foi criada em São Gonçalo e foi aqui que começou a sua paixão pela sétima arte. Melina retornou às terras gonçalenses e hoje também é aluna do curso gratuito de cinema ministrado pela Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg).

Em homenagem aos amantes do audiovisual, como a jovem estudante, a Fundação abre suas portas neste domingo (19) com uma programação gratuita, a partir das 17h, em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro.

O evento contará com a exibição de dois curtas metragens, e um videoclipe do rapper gonçalense Paulo Klaytton, conhecido como PK Weed. Para dar o clima de cinema, o público terá direito a pipoca e refrigerante. Os curtas apresentados serão: Óbice, filme premiado no júri popular no festival de cinema O Cubo, em 2015, que conta o que um casal faz para mudar de vida; Dois, que gira em torno da relação de dois irmãos apaixonados pela mesma mulher. Após a exibição haverá rodas de debate sobre os filmes.

Para a aluna do curso de cinema, fomentar o interesse da população e disponibilizar espaços de acesso à cultura fazem toda a diferença.

“Eu conheço muitas pessoas aqui de São Gonçalo que são muito boas e querem produzir, mas não tem recursos porque fazer cinema no nosso país é caro, então elas ficam desacreditadas. O cinema brasileiro é pobre porque a Educação é cara. Quando conheci o curso aqui na Fasg e soube que era gratuito fiquei feliz em ver que ainda existem pessoas interessadas em investir no potencial criativo da cidade”, comemora.

A trajetória do superintendente da Fundação e professor do curso de Cinema Alberto Senna, exemplifica a afirmação de Melina. Nascido e criado em São Gonçalo, ator e cineasta, ele foi o roteirista do curta “Óbice”.

“Estudei a vida inteira em escola pública, sei exatamente a necessidade do apoio público para que tenhamos oportunidades. O curso tem sido incrível e temos visto o desejo da população gonçalense em produzir algo que venha beneficiar a vida cultural da cidade. Essa comemoração será mais uma oportunidade de discutir e fomentar a cultura”, disse.

SERVIÇO

Casa das Artes Villa Real
Endereço: Rua Coronel Moreira César, s/n
Entrada: Gratuita
Horário: A partir das 17h

Deixe um comentário