Educação une profissionais contra o bullying
Durante celebração do Dia Municipal de Enfrentamento ao Bullying, dezenas de profissionais da Secretaria de Educação e Cultura compareceram ao Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí para debater os direitos humanos e apresentar seus trabalhos de conscientização realizados ao longo do ano.
“Queremos discutir a questão da intolerância, problematizando a diferença e fazendo com que todos tenham seu espaço na sociedade, que não é homogênea, cabendo a nós aprendermos a conviver e respeitar a todos os seres humanos” – disse Vannina Silveira, coordenadora de Educação Especial.
As escolas municipais Roberta Maria Sodré, Jornalista Alberto Torres e Outeiro das Pedras enviaram representantes para demonstração de seus trabalhos. Cristiano Brasil e Thamires Regina, professores convidados do curso de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de Gênero e Diversidade na Escola, encerraram passando suas experiências sobre a violência nos ambientes de ensino.
“A prática do bullying pode acarretar em evasão escolar, baixo rendimento e traumas psicológicos, fazendo com que se sintam menosprezados como cidadãos. Para ajudar no enfrentamento a isso, os professores precisam estar sempre atentos e sensibilizados” – disse Brasil.
Lei
Em Itaboraí, o Dia Municipal de Enfrentamento ao Bullying foi instituído pela Lei 2155/10, passando a ser celebrado anualmente na primeira sexta-feira do mês de novembro.