Em 2016, Niterói e Rio de Janeiro terão férias escolares em agosto
As férias escolares de 2016 serão realizadas em agosto nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro. A decisão foi anunciada durante encontro entre os prefeitos das duas cidades, Rodrigo Neves e Eduardo Paes, no início da tarde desta terça-feira (27/1), na sede da prefeitura carioca.
A mudança do calendário escolar é apenas uma das medidas em conjunto que as duas prefeituras adotarão tendo em vista a realização das olimpíadas em 2016 na capital do estado.
Entre as medidas já acertadas estão ainda a colaboração e integração entre as duas cidades em relação à hospedagem de turistas, aclimatação e recepção de atletas de diversas delegações, realização de eventos paralelos e logística para o evento esportivo.
Uma nova reunião já foi agendada entre os dois prefeitos para março, em Niterói. Na ocasião o prefeito do Rio deverá apresentar um relatório detalhando de que forma a parceria entre as duas cidades poderá contribuir para o período dos jogos.
Também no encontro, foram discutidas questões relacionadas a mobilidade, Baía de Guanabara e que demandam um mobilização não apenas dos dois prefeitos, mas também de outros prefeitos da Região Metropolitana do estado na busca de soluções para toda a área do Grande Rio.
“Nós vamos nos mobilizar em conjunto com os demais prefeitos dessas cidades junto ao governo do estado em busca de soluções para essas questões”, adiantou Rodrigo Neves, enaltecendo a proximidade entre as duas cidades: “Acho que desde a fusão do estado da Guanabara nunca houve uma relação tão próxima e sinérgica entre Niterói e o Rio de Janeiro”.
Eduardo Paes, por sua vez, afirmou que, aos poucos, a situação do trânsito deve melhorar à medida em que as obras do Porto Maravilha forem sendo concluídas e revelou que no dia 1º de março vai inaugurar o primeiro dos três túneis da região portuária e que será chamado de Rio 450.
“Sabemos que essas obras impactam não apenas no Rio, mas também em toda a Região Metropolitana e especialmente em Niterói por causa dessa conexão com a ponte. Evidentemente que vou insistir que a utilização do transporte público, como barcas e trens, será sempre a melhor alternativa. Coma inauguração desse túnel, que é o menor dos três, a situação para quem acessa parte da perimetral em direção a Niterói vai melhorar e até o final do ano inauguraremos os demais túneis.”
Paes ressalta a importância da participação de Niterói numa série de medidas que deverão ser tomadas durante as Olimpíadas e adianta uma delas:
“O nosso grande desafio é a operação da cidade durante os Jogos. Temos diversas medidas a adotar e que precisam ser implementadas em conjunto, simultaneamente. Por isso, conversei com o Rodrigo e uma dessas medidas já definidas é que as duas cidades vão alterar o calendário de férias escolares de 2016 de julho para agosto. Com a relação íntima que as duas cidades têm, algumas dessas medidas que adotaremos, eu vou pedir que sejam adotadas também em Niterói, dada a relevância de Niterói para as olimpíadas. Ainda estamos fechando esse pacote de medias e em março, vamos conversar novamente sobre isso.”
Rodrigo Neves enfatiza que Niterói, além de auxiliar o Rio de Janeiro em relação à questão hoteleira, a cidade vai receber e aclimatar delegações da vela e realizar eventos paralelos durante os Jogos.