Em ação, servidores do Estado pedem impeachment de Pezão
Uma ação contra o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), foi movida por três servidores do judiciário estadual. Eles acusam o governador de cometer crime de responsabilidade fiscal e pedem o impeachment. A ação contém 12 páginas e detalha problemas do Rio de Janeiro, como inadimplência, atrasos nos pagamentos dos servidores, empréstimos para receberem o 13º e a crise na saúde.
De acordo com Alzimar Andrade, diretor do Sindicato dos Servidores do Estado, em entrevista a TV Record, “o Estado não vem cumprindo o percentual mínimo de repasse para a saúde e educação, como manda a constituição federal, tem feito despesas que não são essenciais com os poucos recursos que tem. Se ele alega crise, que não tem dinheiro, então ele tem que priorizar o que é essencial; saúde, educação, segurança”, disse Alzimar.
A ação já foi protocolada e entregue na Assembleias Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ). A assessoria da casa informou que o pedido será analisado depois do dia 2 de fevereiro, quando a casa volta de recesso e que caberá ao procurador aceitar ou não as denúncias. Se o pedido for aceito, será instaurada uma comissão para investigar as supostas irregularidades.