Escola Municipal de Dança atende mais de 400 alunos
A dança como geradora de sonhos. Este tem sido o papel desenvolvido pela Escola Municipal de Dança Claudio Rodrigues de Mattos, localizada no bairro Porto do Rosa. Administrada pela Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg) a unidade foi inaugurada há seis meses e já atende mais de 400 alunos. Destes, 80 fazem parte das turmas de ballet, curso com formação continuada, com turmas de baby class, básico I, básico II e ballet fitness.
A pequena Laura, de cinco anos, é uma das alunas do baby class. A vó, a dona de casa Valeria Pereira Silva, de 48 anos, quem a leva para as aulas.
“Eu cresci no morro do Estado, em Niterói, e lá sempre participei de muitos projetos como esse, que eram feitos dentro da própria comunidade. Então mais do que um curso esses projetos também oferecem à essas crianças novas possibilidades, outros horizontes. Hoje moro aqui no Porto do Rosa, e vejo quantos meninos e meninas vão por outros caminhos pela falta de oportunidade. Tenho quatro filhos, e uma hoje joga no Brasília Vôlei, também fruto de um projeto como esse. A gente tem que acreditar”, disse.
Mãe da pequena Ielloa Thaynnara, de três anos, a dona de casa Ingryt Pacheco, de 23 anos, conta que a filha apesar da pouca idade já sonha em ser bailarina.
“No dia em que tem aula eu nem preciso acordar ela. Já cedo ela me chama porque sabe que vai vir para a aula de ballet. Na minha infância não tive nada disso, como esse curso, e hoje a minha filha sonha em ser bailarina. Vejo a diferença e a importância de como essas iniciativas incluem as nossas crianças na sociedade”, afirma.
É o que endossa a professora da turma, a bailarina Luciana Felix, que há 16 anos atua na dança: “Durante muito tempo o ballet foi um estilo de dança muito elitizado, por isso fico muito feliz em poder participar da construção desse processo de inclusão na minha cidade”.
A Escola funciona por meio do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), desenvolvido pelo Ministério do Esporte, fruto da parceria entre a Fasg e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Além do ballet, a unidade ainda oferece aulas de judô, dança de salão e zumba. Todas gratuitas.
Para o presidente da Fasg, Ronaldo Anquieta, a ocupação dos espaços públicos garante uma cultura democrática e acessível a todos.
“Entendemos que a escola é um marco nas conquistas da classe artística e beneficiará toda a cidade. Esperamos que a população ocupe esse espaço, que é público. Estamos trabalhando na realização de sonhos, e temos trabalhado cada vez mais pela cultura em nossa cidade”, afirma.