Escritor Affonso Romano de Sant’Anna participa do 1º Encontro Municipal de Leitura
A prefeitura de São Gonçalo realiza o 1º Encontro Municipal de Leitura nesta quarta-feira, 04 de dezembro, no Sesc de São Gonçalo, no bairro Estrela do Norte. O evento faz parte da agenda da Política de Leitura que está sendo desenvolvida pela secretaria de Educação de São Gonçalo e é composta por dois projetos: o “Magia de Ler” e o “Tudo é leitura. Tudo é narração”.
“O evento será a culminância do programa de fomento à leitura iniciado nas unidades escolares da rede pública municipal durante o ano letivo de 2014”, explicou o secretário de Educação, Cláudio Mendonça.
Na parte da manhã, haverá exposição e apresentação teatral/musical dos alunos do Clube do Leitor. À tarde, além da performance da companhia de teatro Livro Aberto (fundada pela escritora Sylvia Orthof), haverá uma palestra do escritor Affonso Romano de Sant’Anna. Poeta, cronista e professor universitário, ele foi presidente da Biblioteca Nacional de 1990 a 1996, onde criou o Sistema Nacional de Bibliotecas e o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler).
Desenvolvido pela Editora Melhoramentos, o projeto Magia de Ler é considerado um programa inovador, focado na formação de leitores da Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental. Através de oficinas de vivência e palestras orientadas para a instrumentalização técnica dos educadores participantes em torno do conteúdo do programa, o programa revela-se como uma ferramenta de apoio aos gestores que desejam instituir em suas redes de ensino ações efetivas e duradouras relacionadas à formação de leitores.
“Os alunos recebem uma maleta com cinco livros para levar para casa, assim como os professores que, além da maleta, também recebem um guia para desenvolver atividades propostas, como oficinas e rodas de leitura”, revelou Isabel Tubino, doutora em linguística, coordenadora Municipal de Leitura e coordenadora do Comitê do Proler em São Gonçalo.
Já o “Tudo é leitura. Tudo é narração” possui quatro ações, tendo como público alvo os estudantes do 2º segmento da Educação Fundamental e os matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA): o Clube do Leitor, o Salão do Livro, o Encontro Municipal de Leitura e o Curso de Formação Continuada de Mediadores de Leitura.
No Clube do Leitor, os alunos poderão participar, de forma voluntária, tendo acesso a dez títulos de livros. A intenção é estimular a leitura de pelo menos dois livros por ano. O Salão Municipal do Livro está previsto para ocorrer no dia 12 de março, data em que o prefeito Neilton Mulim instituiu o Dia Municipal de Incentivo à Leitura.