Estado do Rio terá mais chuvas nos próximos dias. Confira a previsão
Nuvens carregadas, raios, trovões e chuva voltaram a ser observados sobre o Estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira a noite depois de 15 dias sem chuvas. A mudança no tempo foi provocada por uma frente fria que finalmente teve força para passar pelo Sul do Brasil e conseguir chegar ao Estado do Rio.
Foi esta frente fria que conseguiu romper o bloqueio atmosférico provocado pela forte atuação da ASAS (alta pressão subtropical do Atlântico Sul) que vinha deixando o Rio de Janeiro, e praticamente todo o Sudeste, com muito menos umidade e muito mais calor do que o normal para janeiro.
Mais chuva
A frente fria se afasta para alto-mar, mas áreas de instabilidade ainda vão se formar sobre o Rio de Janeiro nos próximos dias até terça-feira. Mais pancadas de chuva vão ocorrer em diversas áreas do Estado do Rio de Janeiro, mas o sol e o calor também estarão presentes. Há risco de temporais.
Com a chuva e o aumento da nebulosidade, o calor volta ao normal e as temperaturas não vão ficar tão altas como vem ocorrendo desde o início de janeiro.
A chuva forte veio acompanhada de muitos raios. No Grande Rio, até por volta das 19h30, a chuva mais forte tinha ocorrido sobre a zona norte da cidade do Rio . O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 31,2 mm entre 16h e 17h em Duque de Caxias. Já o Alerta Rio registrou aproximadamente 22 mm sobre o Mendanha entre 18h30 e 19h30 e 17 mm sobre a ilha do Governador entre 15h30 e 19h30.
Temporal sobre Petrópolis
As nuvens carregadas que passaram sobre a região serrana provocam chuva forte especialmente sobre a região de Petrópolis. O INEA – Instituto Estadual do Ambiente registrou 15h30 e 19h30 75,5 mm de chuva sobre o bairro Independência. No mesmo período choveu 59,5 mm na região do Quitandinha e 51,0 mm no LNCC. Todos são volumes bastante elevados.
A região de Barra do Sana, em Macaé, teve 51,6 mm entre 15h30 e 19h30 e em Angra dos Reis choveu em aproximadamente 38,1 mm neste período.
Pouca chuva no Sudeste
Apesar da quebra do bloqueio atmosférico, a maioria das áreas do Sudeste vai fechar janeiro com chuva abaixo do normal. Janeiro é o primeiro ou o segundo mês mais chuvoso do ano nos Estados do Sudeste.
Os mapas mostram a anomalia de chuva (diferença entre média de chuva histórica e o volume de chuva ocorrido) em janeiro de 2014 e a situação de janeiro de 2015 até o dia 21.
Nas regiões
Em Niterói, a máxima prevista para hoje é de 31º com mínima de 22º. Já em São Gonçalo, a previsão é de 29º com mínima de 21º. Em Itaboraí, a máxima pode chegar a 29º e a mínima a 20º. Em Maricá, a máxima prevista é de 32º, com mínima de 22º.
Previsão para o fim de semana
Niterói
Sábado: Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Máxima de 31º, mínima de 23º.
Domingo: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Máxima de 32º, mínima de 22º.
São Gonçalo
Sábado: Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Máxima de 31º, mínima de 22º.
Domingo: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Máxima de 32º, mínima de 21º.
Itaboraí
Sábado: Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Máxima de 31º, mínima de 21º.
Domingo: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Máxima de 32º, mínima de 20º.
Maricá
Sábado: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Máxima de 33º, mínima de 24º.
Domingo: Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Máxima de 33º, mínima de 23º.
Fonte: Climatempo