Exposição sobre Chacrinha é inaugurada no Salão Nobre da Alerj

chacrinha1Abelardo Barbosa está com tudo e não está prosa. E o comunicador, que ficou conhecido na tevê como Chacrinha, o Velho Guerreiro, e terá o centenário de nascimento comemorado em 2017, ganhou mais uma homenagem no Rio: a exposição “Quem não se comunica se trumbica”.

A mostra, de 130 imagens, além de prêmios e fantasias usadas no programa televisivo, foi inaugurada, nesta segunda-feira (03/08), no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na Praça XV, Centro da capital. O presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), participou da inauguração.

“Esta é a segunda vez que a Alerj sedia uma exposição do Velho Guerreiro. Ele representa o sentimento de brasilidade que existe em todos nós. Queremos manter viva a memória cultural. Não há povo sem unidade da língua e da cultura, e, por isso, o respeito ao patrimônio cultural nacional é importante”, disse Picciani.

Filho de Chacrinha, Leleco Barbosa é o curador da mostra. “Foram quase 50 anos na comunicação brasileira. Percorremos vários lugares do Rio para sediar a exposição e achamos esse o ideal. Toda essa movimentação mantém a memória do Chacrinha viva”, afirmou Leleco, lembrando da peça “Chacrinha, o musical”, que esteve em cartaz na cidade.

chacrinhaA maioria das fotos de Chacrinha, que morreu há 27 anos, é do fotógrafo Delgado, que trabalhou com o comunicador por mais de quatro décadas. “Viajei com ele para muitos lugares, dentro e fora do país. Tenho 132 mil negativos. Sou muito grato ao Chacrinha”, comentou.

O deputado Luiz Paulo (PSDB); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), desembargador Edson Vasconcellos; o desembargador Marcelo Buhatem; e a esposa de Leleco, Maninha Barbosa, estiveram presentes na abertura da exposição. A mostra “Quem não se comunica se trumbica” fica no Palácio Tiradentes até o dia 30 de agosto.

Serviço

Quem não se comunica se trumbica
Local: Salão Nobre – Palácio Tiradentes (sede da Alerj)
Endereço: Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV, Centro do Rio.
(O acesso para cadeirantes é feito pela Rua Dom Manuel, s/nº, Praça XV.)
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 17h. Domingos e feriados, das 12 às 17h.
ENTRADA GRATUITA

Deixe um comentário