Folia de Niterói tem seu último grito na Baía de Guanabara

Divulgação / Prefeitura de Niterói
Divulgação / Prefeitura de Niterói

A exemplo dos  antigos navegadores do século XVIII, as embarcações que participaram do Carnamar  de Niterói passaram defronte à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem para pedir a bênção pelo sucesso do evento. Foi o encerramento do carnaval da cidade, considerado o segundo melhor do estado, logo após o da capital. Durante o Carnamar 2016, que contou com cerca de 600 pessoas na Barca-Mãe, uma das que até o advento da Ponte Rio-Niterói faziam o transporte de veículos entre as duas cidades, foi opinião unânime entre foliões presentes e representantes de escolas de samba que o carnaval 2016 foi o melhor das últimas décadas.

Mais de cem barcos acompanharam o cortejo, principalmente após a parada estratégica próxima ao Iate Clube Jurujuba. Integrantes de vários clubes náuticos e de embarcações de todos os tamanhos entraram no clima da despedida da folia de Momo.

Ao som do grupo Bicho Solto e da bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Sossego, além de DJs que incorporaram axé music à festa no convés, a animação contagiou a todos. Do cortejo, o “barco dos piratas” foi considerado o mais bem decorado, e o Tilico, o melhor em animação. O primeiro receberá R$ 3,5 mil de prêmio, e o segundo, R$ 1,5 mil, em cerimônia na sede da Neltur na próxima terça-feira.

A corte de Momo saudou todos os visitantes e encerrou oficialmente o carnaval de 2016 com o ritual de passagem da faixa de Musa do Carnaval: Raíssa Machado, rainha de bateria da Viradouro, entregou a faixa para Camila Machado, rainha de bateria da  Acadêmicos do Sossego, a escola campeã do Grupo B do carnaval carioca. As duas escolas estarão no carnaval da Marquês de Sapucaí em 2017, junto com a Acadêmicos do Cubango

O presidente da Neltur, José Mauro Haddad, agradeceu a todos os foliões presentes e a participação de agremiações como Folia da Viradouro, campeão do carnaval da Rua da Conceição este ano, além da Combinados do Amor e de integrantes do Bloco do Peixe, um dos mais tradicionais da cidade.

“Inegavelmente, o prefeito Rodrigo Neves realizou o melhor carnaval dos últimos tempos na cidade. Estamos muito felizes de proporcionar isso, pois o niteroiense traz em sua alma o folião. O niteroiense gosta de carnaval, e os blocos, agremiações e bairros esperavam isso do poder público. E isso foi realizado. E o fecho foi de ouro: repetir o gesto de antigos navegantes e pedir a bênção à Nossa Senhora da Boa Viagem, no belo templo que lhe é dedicado no litoral de Niterói”, disse José Haddad presidente da Neltur.

O Rei Momo 2016, Thiago Gomes, encerrou o seu reinado prometendo se candidatar novamente no próximo ano e elogiando o carnaval da cidade.

“Adoro carnaval e, este ano, a cidade se superou. Temos muito que agradecer por todo o apoio que foi dado pela prefeitura para a realização do carnaval, que, com o Carnamar,  teve o melhor dos epílogos. Ano que vem, estarei de volta para concorrer, mas fico feliz porque minha missão foi cumprida “, disse Thiago.

Deixe um comentário