Fortaleza de Santa Cruz: conheça histórias e lendas do local
Olá, pessoal!
O texto de hoje fala sobre um dos pontos turísticos mais conhecidos de Niterói: a Fortaleza de Santa Cruz da Barra. Com uma das vistas mais belas de Niterói, o local protegeu o Rio de Janeiro de invasões inimigas durante quatro séculos. Hoje, é sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão do Exército e oferece visitas guiadas que contam as memórias e fatos interessantes do lugar.
A história da Fortaleza vem desde os tempos remotos da colonização, ainda no século 16, quando o Almirante francês Nicolau Durand de Villegaigon montou dois canhões no local. Em 1567, o lugar foi tomado pelo então Governador-Geral Mem de Sá, e, no mesmo ano, elevada à categoria de Bateria, por Salvador de Sá.
Entre 1863 e 1870, D. Pedro II e seu governo parlamentar ampliaram a Fortaleza e implantaram melhorias, tornando-a semelhante ao que vemos hoje. Nas dependências do lugar há ainda a Capela de Santa Bárbara, uma das mais antigas do Rio.
Uma das lendas contadas pelos guias durante a visita é a da imagem de Santa Barbara, esculpida em madeira. Segundo contam, toda vez que a imagem era trocada de lugar, o mar ficava raivoso e em péssimas condições de navegação, o que prejudicava o acesso à Fortaleza, que na época era feita apenas pelo mar.
Durante o passeio é possível conhecer um pouco sobre a história do Rio de Janeiro e de Niterói, se divertir com as lendas e estórias engraçadas e apreciar a bela paisagem banhada pela Baia de Guanabara. No local, há mais de 40 peças de artilharia de diversos períodos, as masmorras, o relógio de sol, o espaço de enforcamentos e o paredão de fuzilamento.
Você sabia?
– A Fortaleza serviu de prisão para grandes personalidades. Foi o caso, por exemplo, Foi o caso de José Bonifácio, o Patriarca da Independência, que ficou preso por um curto período de tempo quando rompeu com D. Pedro I, antes de partir para o exílio.
– No século 20 a filha de um Capitão se apaixonou por um praça. Na época isso não era permitido. Apaixonada e sem o consentimento do pai, a menina de jogou de um penhasco da Fortaleza.
– Na defesa da costa do Rio de Janeiro, o último disparo da Fortaleza, de aviso, foi dado em 1955 contra o cruzador Tamandaré.
– A Fortaleza foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1939.
A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada no bairro de Jurujuba. As visitas acontecem de terça à domingo, das 10h às 17h, com 16 opções de horários.
A gente se vê por lá!
Formada em Turismo e com duas pós-graduações na bagagem, Leila Gravano é guia de turismo bilíngue e diretora da Conhecendo Mais, empresa de turismo receptivo de Niterói.
A opinião contida neste artigo é de inteira responsabilidade do seu autor. O seu conteúdo não expressa necessariamente a opinião do Correio da Cidade Online.