Hemonúcleo de São Gonçalo convoca doadores de sangue
“Doar sangue é uma atitude de solidariedade, cidadania e amor”. Foi com essas palavras que a assistente social do Hemonúcleo de São Gonçalo, Alessandra Bianquini, buscava doadores na manhã desta quinta-feira (04) em uma tenda montada em frente ao Pronto Socorro Central, no Zé Garoto. A unidade coleta cerca de 350 bolsas de sangue por mês e abastece todas as unidades de saúde do município e algumas do Estado. A doação de 400ml de sangue de apenas uma pessoa pode salvar até cinco vidas.
“Precisamos conscientizar as pessoas da importância de ser um doador, e que através do seu ato podem salvar vidas. Em média precisamos de 32 doações por dia para suprir a necessidade, porém recebemos em média 10 a 15 doadores/dia”, declarou o médico responsável pelo órgão, João Carlos Leão Pereira.
As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 69 anos e peso acima de 50 quilos, com qualquer tipo sanguíneo. Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. Para doar, basta comparecer ao hemonúcleo e apresentar o documento original com foto. É preciso estar bem alimentado e evitar tanto a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação.
Ainda de acordo com Doutor João Carlos, o estoque de sangue baixou muito nesse período. São Gonçalo ajuda outros municípios como hospitais do Rio de Janeiro, Marica, entre outros. Por dia saem da unidade cerca de 10 a 15 bolsas de sangue para hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Na ocasião, é realizado um teste rápido de anemia, além da verificação dos sinais vitais e do peso. Na sequência, ocorre uma triagem clínica por meio de entrevista confidencial sobre o estado de saúde, para evitar riscos ao doador e ao receptor. Nesse momento, é fundamental prestar informações verdadeiras.
O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, ao lado do Posto de Saúde Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.