Hospital Estadual dos Lagos realiza cirurgia inédita
Dezesseis dias depois de dar entrada no Hospital Estadual dos Lagos, em Saquarema, Celma Lopes de Araújo Sá e a pequena Isabela comemoram a alta. Com 38 semanas de gestação de alto risco, o bebê nasceu com o fígado fora do abdômen, chamado de onfalocele. A cirurgia, feita pela primeira vez no hospital que tem apenas um ano, foi um sucesso. Isabela foi operada quatro horas depois do nascimento em um procedimento raro.
O cirurgião pediátrico, Paulo Tavares, que chefiou a equipe, destaca a importância de um pré-natal bem feito para o sucesso da cirurgia. No centro cirúrgico, estavam três cirurgiões pediátricos e quatro anestesistas para garantir mais segurança durante o procedimento e um instrumentador. O procedimento de correção no abdômen da recém-nascida durou duas horas e meia.
– Um bom pré-natal, o diagnóstico, a família sendo bem informada sobre o problema do feto, uma unidade preparada como a que temos aqui no Hospital dos Lagos, cirurgiões pediátricos, além de UTI neonatal, são fatores que salvam bebês nesses casos e diminuem até o tempo de internação – explicou Tavares, que lembra que segundo estatísticas internacionais, um a cada dois mil bebês nascidos vivos têm onfalocele.