Inea promove limpeza de rio e plantio de mudas para marcar as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente em Niterói

A Região Oceânica de Niterói vai receber atenção especial do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. O órgão vai promover a limpeza de um rio na área da restinga da Laguna de Itaipu.

No sábado (03/06), o Rio João Mendes, receberá um mutirão de limpeza feito pelas equipes do Inea, com parceria de escoteiros. Também haverá o plantio de 300 mudas, que foram cultivadas no Horto Florestal de Guaratiba, administrado pelo Inea.

Para o Superintendente Regional da Baía de Guanabara, no Inea, Paulo Cunha, esse tipo de trabalho é muito importante para a conscientização da população. “O trabalho é muito, muito importante porque além da limpeza dos rios, há conscientização de crianças e jovens que vão participar do mutirão. Durante o evento, vamos falar da importância do descarte correto do lixo”, declarou.

O evento pelo Dia Mundial do Meio Ambiente é mais uma iniciativa do Inea em busca de melhorias no meio ambiente na Região Oceânica de Niterói. O órgão também realiza na área o projeto Se Liga, que visa melhorar o saneamento na cidade de Niterói, acabando com as ligações clandestinas à rede de esgoto e combatendo práticas como o uso de fossas ou despejo sem tratamento no mar e lagos. Já houve redução de emissão de esgotos na Região Oceânica em cerca de 286 mil litros por dia. O Se Liga é uma parceria do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com a Concessionária Águas de Niterói, por meio de um termo de cooperação técnica.

Deixe um comentário