Itaboraí atualiza plano de combate a enchentes
Com o objetivo de prevenir os efeitos das fortes chuvas que costumam ocorrer durante o verão, a Prefeitura de Itaboraí realiza ações, desde o último mês de outubro, visando atualizar o Plano Municipal de Contingências de Enchentes e Inundações.
O trabalho inclui um mapeamento das áreas e comunidades em situação de vulnerabilidade, integrando diversas secretarias. Além disso, ao longo de 2014 foram realizados serviços de limpeza e dragagem de rios e córregos na cidade para diminuir a possibilidade de enchentes.
A Prefeitura fez ainda o cadastramento de 20 famílias da comunidade Rato Molhado. Eles receberão cestas básicas e terão prioridade na ocupação de moradias que estão sendo construídas na cidade por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
“Vamos seguir fortalecendo nossa atuação, numa gestão que se mantém sensível às necessidades dos cidadãos. Listamos as competências de cada secretaria para agirmos de forma mais integrada e efetiva”, disse Audir Santana, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, durante reunião esta semana com o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil de Itaboraí, Rodrigo Barreto, e seu subsecretário Edvaldo Moreira.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde também trabalha para prestar atendimento imediato a possíveis vítimas das chuvas na cidade. Por meio do Plano de Contingência de Desastres, elaborado pela pasta, uma força-tarefa de profissionais está a postos para atender com mais agilidade comunidades que possam ser atingidas pelas chuvas.
Um trabalho de prevenção de doenças como leptospirose, diarreia, hepatite A, dengue, gastroenterite e tétano – comuns após a ocorrência de enchentes – é realizado junto a pessoas que moram em áreas de risco.
A orientação da equipe médica é para que as pessoas que tenham contato com água da chuva e apresentem sintomas como febre alta, dores musculares e feridas no corpo procurem a unidade de saúde mais próxima para serem avaliadas.
Limpeza e dragagem
Entre janeiro e novembro de 2014, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos retirou, manualmente, 816.982 m² de entulhos de córregos e rios de sete dos oito distritos do município. O número equivale a 100 campos de futebol. Já os resíduos retirados mecanicamente somam 75.834m³, correspondente a 6.300 caminhões de coleta de lixo. Ao todo, há 26 rios e córregos cadastrados em Itaboraí.
“Em 2014, executamos as prioridades. Já para 2015, a intenção é ampliar as atividades, passando a abranger todo o município, incluindo o distrito de Cabuçu, apesar de a localidade não ser considerada de risco em relação a enchentes”, disse Marcos Le Gentil, secretário municipal de Serviços Públicos.
A Prefeitura fiscaliza a condição dos córregos e rios com visitas periódicas aos locais. O calendário de trabalhos é elaborado de acordo com as necessidades observadas pelos técnicos, ouvindo sempre a população, que pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos pelo telefone 2635-7453 (ramal 205), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.