Itaboraí consegue ajuda da Saúde do Estado para repor perdas com incêndio
O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, esteve nesta segunda-feira (15/02) com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, e conseguiu do governo estadual ajuda para repor alguns insumos e medicamentos perdidos no incêndio que destruiu o almoxarifado central da Prefeitura na noite da última quarta-feira (10). No encontro, Luiz Antônio sinalizou com a possibilidade de antecipar ao município repasses de recursos destinados à aquisição de medicamentos da Farmácia Básica, e também colocar em dia pendências de meses anteriores referentes a essa verba.
“Perdemos praticamente todos os insumos e medicamentos estocados para nossa rede de atenção básica, e pedimos ajuda a todas as esferas do poder público para que Itaboraí não seja prejudicada”, explicou Helil Cardozo. “O secretário nos recebeu muito bem, e estamos certos de que vamos contar com sua ajuda”, acrescentou o prefeito, lembrando que o total do prejuízo é estimado em R$ 30 milhões, incluindo equipamentos.
O secretário Luiz Antônio garantiu que vai auxiliar Itaboraí no que for possível. “A Secretaria de Estado de Saúde tem de ser uma apoiadora dos municípios. Nossa função é ajudar”, disse ele.
Também participaram da reunião o secretário municipal de saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, e o superintendente de abastecimento da secretaria estadual, Marcos Gomes.
“O secretário Luiz Antônio nos deixou à vontade para tratarmos diretamente com o Marcos Gomes sobre a questão da reposição de insumos”, observou Edilson Francisco. “Neste momento emergencial, estamos mais preocupados em repor insumos e medicamentos. Posteriormente, a Prefeitura vai tratar dos equipamentos que foram perdidos”.
A destruição causada pelo incêndio no almoxarifado central da Prefeitura atingiu em cheio a área da saúde. Um levantamento mostra que a maioria do material destruído pelo fogo era de equipamentos e insumos destinados às unidades médicas da cidade.
Auxílio federal
Na noite desta segunda-feira, Helil Cardozo embarca para Brasília, onde também pedirá ajuda do governo federal. Na sexta-feira passada, o prefeito decretou Estado de Emergência nos setores de Saúde e Educação de Itaboraí, com o objetivo de agilizar os processos de aquisição do que foi perdido.
No incêndio, também foram queimados um micro-ônibus escolar e um caminhão pipa que abastecia as escolas, entre outros itens.