Itaboraí distribui 300 mudas para a população
A população de Itaboraí ganhou um presente especial na manhã desta segunda-feira (08). Dando continuidade à celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na sexta-feira (05), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semmaurb) distribuiu 300 mudas de árvores nativas da região na Praça Alarico Antunes, no Centro da cidade.
Além de funcionários da Semmaurb, a ação contou com a participação de 10 estudantes voluntários do Ônibus Universitário, que utilizam o transporte gratuito oferecido pela Prefeitura até universidades em municípios vizinhos..
Além da distribuição de mudas, os grupo realizou um trabalho de conscientização da população a respeito da necessidade da preservação e do plantio de árvores. Foram distribuiídos, ainda, panfletos educativos sobre a importância do cuidado com o lixo gerado na cidade. Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, André Barros, muitas pessoas não têm o hábito de plantar árvores.
“Grande parte das pessoas que encontramos diz que mora em condomínio e prédios, e que não pode plantar mudas. Por isso, é importante a conscientização. Itaboraí é uma cidade naturalmente árida, e é importantíssimo o plantio de árvores para amenizar essa situação. Precisamos incentivar, principalmente, quem mora em casa. Afinal, para ter sombra, é preciso plantar árvores”, afirmou André.
Foram distribuídos mudas de ipê roxo, ipê amarelo, pitangueira e canafístola. Segundo o chefe de licenciamento ambiental da Semmaurb, Pando Angeloff, essas espécies de árvore foram escolhidas porque suas raízes não ocupam muito espaço, e podem ser plantadas sem preocupação em áreas urbanas, preservando as calçadas.
Além da própria população, os universitários também aprovaram a iniciativa.
“Acho válido qualquer ação que se transforme em benefícios para a sociedade. Procuro sempre participar de projetos que tenham essa intenção. Poder conscientizar e levar adiante essa causa é maravilhoso”, disse o estudante de engenharia civil, Luan Vieira, 23 anos.
A dona de casa Lourdes Bezerra, 57 anos, ficou satisfeita com sua muda de pitangueira.
“Gostei da iniciativa. Tenho um quintam na minha casa, e acho que essa pitangueira vai cair muito bem”, disse a dona de casa.