Itaboraí faz festa nesta sexta (24) para receber a atleta Íris Tang Sing, medalha de bronze no Pan
Cerca de 70 estudantes de escolas municipais de Itaboraí aguardam com ansiedade o retorno da atleta Íris Tang Sing – medalha de bronze do taekwondo nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Moradora de Itaboraí, Íris é madrinha de um projeto que leva seu nome e ensina a arte marcial a alunos carentes da cidade, especialmente do bairro de Porto das Caixas, onde a esportista vive e treina desde o início da carreira. Nesta sexta-feira (24/07), ela será recepcionada no Aeroporto Tom Jobim (Galeão) por 15 alunos do projeto e seguirá direto para a cidade, onde desfila em carro aberto e participa de uma festa preparada pela comunidade, com apoio da Prefeitura.cleardot.gif
Mesmo durante a fase de treinos para o Pan e outras competições internacionais, sempre que possível, Íris participa das aulas do projeto, ministradas por seu treinador, Diego Ribeiro, e mais dois assistentes.
“A energia da criançada me ajuda a manter o pique e o alto astral. Sempre que posso, estou presente, e às vezes peço ao Diego para eu mesma dar as aulas. Esse projeto é de muita importância para a formação da garotada. É uma forma de colocá-los num bom caminho e, quem sabe, até mesmo formar novos atletas”, ressalta Íris.
O Projeto Íris é mantido pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, responsável pela contratação dos profissionais e fornecimento dos uniformes aos alunos. As aulas acontecem na academia Diego Taekwondo Team, mesmo local onde o treinador prepara Íris e outros atletas para as grandes competições.
“A história da Íris é impressionante. Ela enfrentou todas as dificuldades possíveis, e quase tudo favorecia para que ela desistisse. Por isso, sabemos o quanto esse projeto é importante. Estamos oferecendo a essas crianças uma grande oportunidade, que a própria Íris não teve”, avalia o prefeito Helil Cardozo.
O trabalho com os estudantes do município foi iniciado durante a atual gestão municipal, após Íris e Diego proporem ao prefeito a realização do projeto em Porto das Caixas. Além de proporcionar aos alunos a oportunidade de integração social por meio do esporte, a contratação do treinador e de seus assistentes auxiliou no financiamento das viagens para que a atleta pudesse se aperfeiçoar e competir no exterior.
“No início do projeto, a Íris ainda estava buscando uma colocação mais expressiva nos rankings mundial e olímpico, e não tinha as condições financeiras e apoios que têm hoje. O salário que a Prefeitura paga a mim e a meus auxiliares por nossa atuação no projeto era utilizado para ajudar com as despesas de viagem e preparação para as competições internacionais”, lembra Diego. “Hoje, utilizamos esse recurso para auxiliar os novos atletas da academia que já estão trilhando o caminho da profissionalização, mas não têm como bancar as despesas”.
Diego Ribeiro é uma das maiores revelações entre os treinadores brasileiros de taekwondo. Além de Íris Tang Sing, ele também é o responsável pela descoberta e formação de Davilani Cruz, outro lutador de Porto das Caixas que integra a seleção brasileira.
Um dos integrantes do projeto que já começa a despontar entre os estudantes da rede municipal é o jovem Bruno Gonçalves, 15 anos. Aluno da Escola Municipal Símaco Ramos de Almeida, ele já integra a equipe principal da academia Diego Taekwondo Team, e está prestes a conquistar a sonhada faixa preta.
“Estou me preparando para fazer o exame para a troca de faixa ainda este ano. É um sonho para mim. Espero ir tão longe quanto a Íris, que é uma grande incentivadora e um exemplo para todas os jovens de Porto das Caixas”.
Serviço:
Chegada de Íris Tang Sing
14h30 – Chegada da atleta no Aeroporto do Galeão
16h00 – Chegada prevista ao Centro de Itaboraí, com desfile em carro aberto
17h00 – Chegada prevista em Porto das Caixas e festa com a comunidade