Itaboraí planeja revitalizar turismo em torno da Estação Ferroviária de Visconde
Técnicos da Prefeitura de Itaboraí e da empresa Central Logística, proprietária da área onde se encontra a antiga estação de trem de Visconde, vistoriaram o local nesta terça-feira (28), visando uma possível cessão do terreno ao Município. Também esteve presente o subsecretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Alexandre Arêas.
O presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, lembra que o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal. No caso de o terreno vir a ser cedido, a Prefeitura tem a intenção de implementar no local um museu Ferroviário, uma oficina de cinema e um ponto de cultura, conforme projetos já apresentados ao Ministério da Cultura e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Estamos tratando desse assunto já há algum tempo, e há semanas marcamos essa visita com a Central Logística à estação para avançarmos nas negociações. Antes, não havia definição clara sobre quem seria o proprietário do terreno, e isso atrasou um pouco o processo”, afirma Cláudio Rogério. “A antiga estação tem grande importância cultural, e sua história precisa ser contada e preservada”.
O vice-prefeito e secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Itaboraí, Audir Santana, lembra que a intenção da Prefeitura atende também aos interesses da população local.
“Nossos planos para essa região foram amplamente discutidos com a população durante a elaboração do Sistema Municipal de Cultura, sendo definido pela sociedade de Visconde como principal projeto cultural”, lembra Audir.
No último domingo, representantes da comunidade de Visconde deram um abraço simbólico na Estação.
“É muito importante que a população esteja ao nosso lado na defesa do patrimônio histórico de Itaboraí, e somos gratos por essa demonstração de afinidade da comunidade aos anseios da Prefeitura”, diz Audir. “É preciso lembrar que ainda estamos no início das negociações, e que precisamos acertar muitos pontos para que o Município passe a ser, efetivamente, dono do terreno. Mas estamos no caminho certo, e as conversas têm ocorrido em clima bastante amistoso”.
Audir Santana lembra, ainda, que a implementação de novos equipamentos culturais na antiga estação de Visconde será o primeiro passo para a revitalização do turismo na região. Também está nos planos da Prefeitura a realização de obras para a preservação das ruínas do primeiro túnel ferroviário do Brasil, construído em Porto das Caixas, e a revitalização de um pequeno trecho da linha férrea, que ligará os dois distritos. Há, ainda, um estudo para a construção de uma extensão que levará os turistas até as ruínas do Convento de São Boaventura, no terreno onde se localiza o Comperj.