Itaboraí: primeiro trecho da Av. 22 de Maio receberá asfalto novo este mês
As obras de revitalização total da Avenida 22 de Maio, principal via de Itaboraí, entram em nova fase neste mês. Após serem concluídos os trabalhos de drenagem e compactação de 1,2 km da pista entre Venda das Pedras e o Bairro Esperança (antiga Reta), o trecho recebe a instalação do meio-fio. Com isso, já é possível observar os contornos dos novos recuos para pontos de ônibus e áreas de estacionamento. Cada vaga terá 4 metros de largura e 12,5 de comprimento. A expectativa da prefeitura é a de que, até o final deste mês, a primeira faixa dessa etapa seja concluída.
Recentemente, fiscais de posturas da Secretaria Municipal de Obras se reuniram com moradores para esclarecer dúvidas em relação à revitalização da avenida. Muros, cercas e varandas de imóveis residenciais construídos de forma irregular passam por adaptações, por estarem localizados dentro do perímetro da via. Todo o trabalho é realizado por funcionários da empresa responsável pela obra, sem ônus para os proprietários.
“Toda revitalização está ocorrendo dentro do que foi previsto no cronograma. É claro que, no curso de um empreendimento deste porte, surgem alguns imprevistos, como o deslocamento de tubulações de gás e da rede de fibra ótica. Mas nada que tenha interferido no andamento dos trabalhos”, afirma Milton Almeida, engenheiro civil responsável pela execução dos trabalhos.
Ainda segundo Milton, na próxima semana será dado o “banho de piche” na via. Essa é a última etapa antes da aplicação do asfalto. Ao término da obra, a via passará de duas para quatro faixas. Para acompanhar essa mudança, a ponte de Vendas das Pedras também será duplicada.
Atualmente, cerca de 100 homens estão envolvidos direta e indiretamente com os trabalhos na região. Segundo cálculos da Secretaria Municipal de Transportes (Setrans), cerca de 3,5 milhões de veículos passam por mês pela Avenida, que tem nove quilômetros de extensão.
Revitalização
As obras da Avenida 22 de Maio são fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e o Governo do Estado do Rio, por meio do Programa Somando Forças. Os trabalhos estão orçados em R$ 186 milhões. A previsão de conclusão de todo o trabalho é de 16 meses.
Além de nova pavimentação, a via terá trechos duplicados e ganhará equipamentos modernos de iluminação com fiação subterrânea, áreas de lazer, acessibilidade, ciclovia, ponte, passarela e a construção de uma grande praça em Joaquim de Oliveira, com um centro de convenções.