Itaboraí: revitalização da Avenida 22 de Maio entra em nova fase
Esperada há décadas pela população, a revitalização total da Avenida 22 de Maio, principal via de Itaboraí, entra em nova fase a partir deste mês. O primeiro segmento a receber as melhorias já têm obras de drenagem e infraestrutura. O trecho, que vai da ponte de Venda das Pedras ao Trevo da Reta, será o primeiro a ficar pronto. Atualmente, cerca de 50 homens realizam os trabalhos, atuando também nas proximidades do Hotel Ibis, em Joaquim de Oliveira, onde está sendo instalado um canteiro de obras de 2.100m².
Nas proximidades da ponte de Venda das Pedras, operários sinalizam para que os motoristas diminuam a velocidade e aumentem a atenção. À medida em que os trabalhos avançarem, o número de máquinas e trabalhadores na pista irá aumentar, e poderá haver a necessidade de algumas intervenções viárias. Por enquanto, as obras irão ocorrer apenas nas margens da rodovia.
“Toda a obra da Avenida 22 de Maio será realizada em etapas. Além de atender a questões técnicas, isso também ameniza possíveis transtornos no trânsito. Estamos muito felizes com a realização desse sonho antigo que a cidade agora vê acontecer”, diz o prefeito Helil Cardozo.
Os trabalhos de revitalização da Avenida 22 de Maio começaram no fim de 2014, com a demolição de quiosques inacabados às margens da via, em Joaquim de Oliveira, e os trabalhos de drenagem na região onde está sendo instalado o canteiro de obras. Também já foi realizado o levantamento topográfico ao longo da avenida.
“Aguardamos apenas a finalização do projeto executivo, previsto para o fim desta semana, para detalharmos melhor todos os prazos e cada uma das etapas”, explica Rojas Felício Ferreira, engenheiro responsável pela obra.
Modernização
No total, serão contemplados os nove quilômetros da avenida, em um investimento de R$ 186 milhões do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. Segundo o governador Luiz Fernando Pezão, o valor é o maior já investido pelo programa Somando Forças nos últimos oito anos. Além de nova pavimentação, a via terá áreas duplicadas e ganhará equipamentos modernos de iluminação com fiação subterrânea, áreas de lazer, acessibilidade, ciclovia, ponte, passarela e a construção de uma grande praça em Joaquim de Oliveira, com um centro de convenções, oficinas de arte oleira e lojas para a venda do artesanato produzido no local.
O mecânico Robson Luiz de Andrade, 45 anos, é um dos que sonham em ver a 22 de maio de “cara nova”. Morador da Vila Esperança (antiga Reta), ele utiliza a bicicleta como meio de transporte e sabe os desafios e os riscos de disputar a via com automóveis.
“Esse é um desejo antigo dos moradores. Essa obra, e a chegada da ciclovia, representarão, além de mais mobilidade para os motoristas, uma segurança para os ciclistas”, diz Robson.
Além de ser a principal via de Itaboraí, a Avenida 22 de Maio recebeu, nos últimos anos, importantes empreendimentos como o Hotel Ibis, a rede de supermercados Costazul, o Enterprise Center e o complexo empresarial Helix. Além de servir como acesso ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a via recebe todo o trânsito que flui para os demais bairros e funciona como alternativa à BR-101, em direção às regiões dos Lagos e Serrana. A via recebe cerca de 100 mil veículos por dia, segundo a secretaria municipal de Transportes, e corta o Centro e outros nove bairros, abrigando a maior parte do setor de comércio e serviços do município.