Itaboraí tem dois medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática
A rede municipal de ensino de Itaboraí teve dois alunos premiados na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada este ano. Erica Monteiro e Diego Ribeiro, que estudam nas escolas Jornalista Alberto Torres e Antônio Alves Vianna, respectivamente, receberam medalhas de bronze na competição.
“É um reconhecimento de todo o trabalho de incentivo à matemática que as escolas já vêm desenvolvendo ao longo do ano. Dou os parabéns aos alunos e aos profissionais envolvidos, e espero que os exemplos deles possam estimular mais estudantes”, disse Susilaine Duarte, secretária municipal de Educação e Cultura.
A Obmep é promovida pelo Governo Federal, através dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação. São duas provas, uma objetiva e outra discursiva, direcionadas a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Médio das escolas municipais, estaduais e federais.
Os objetivos são realizar a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, promover o estudo da matemática e identificar jovens talentos a fim de incentivar seus ingressos nas áreas tecnológicas e científicas. É este, por exemplo, o caso de Diego, de 12 anos.
Aluno do 7º ano, ele já estuda há quatro temporadas no Antônio Alves Vianna. Filho do barbeiro Adalberto e da dona de casa Sandra, Diego sonha em se especializar em tecnologia.
“Sempre gostei muito de matemática. Principalmente de frações e equações. Me inscrevi na prova e estava confiante em ter um bom resultado. Só tenho a agradecer aos meus professores Targino e Thiago, que são muito bons. Meus pais também me dão uma força sempre que possível”, disse ele, ao lado do pai emocionado.
“Temos a Christiane Costa, uma coordenadora específica para desenvolver atividades de matemática na escola, o que ajuda bastante”, disse Miguel Luiz Castro, diretor da escola.
Erica Monteiro
Na escola que foi a primeira colocada de Itaboraí no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Erica Monteiro, aluna do 9º ano, recebeu menção honrosa em 2013 e 2014. Mas, neste ano, teve um desempenho ainda melhor e conseguiu a medalha.
“Matemática é a matéria com a qual eu mais me identifico. Estou aqui na escola desde o 1º ano e tive ótimos professores que contribuíram demais para o meu aprendizado, como a Simone e o Antônio Jorge. Quando a medalha veio, meus pais ficaram muito felizes”, disse ela, que tem 15 anos e quer ser biomédica.