Itaprevi integra a direção de associação de previdência pública nacional
A presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi), Erica Saraiva, assumiu mais um posto de relevância na área de previdência pública. Ela passou a fazer parte do conselho administrativo da Associação Nacional das Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem) na gestão do novo presidente da entidade, Herickson Rangel, para o triênio (2015/2018). No início do ano, a gestora do Itaprevi já havia assumido o cargo de secretária-geral na diretoria executiva da Associação das Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj).
Erica atribui os convites recebidos para os cargos ao destaque alcançado pelo Itaprevi no cenário nacional, nos dois últimos anos, com a conquista da segunda colocação este ano, e do primeiro lugar, em 2014, do prêmio de boas práticas de gestão previdenciária da Aneprem.
“Ao longo de seus 25 anos, o Itaprevi nunca teve um gestor compondo a direção da Aneprem e da Aepremerj. Fico orgulhosa, mas credito a minha ascensão na área de previdência pública a toda equipe do Instituto, que abraçou a ideia de gestão de excelência com muito empenho e dedicação”, ressalta a presidente.
O presidente da Aneprem, Herickson Rangel, explicou os motivos para escolher Erica Saraiva como um dos membros do conselho administrativo.
“Procurei obter informações com as pessoas mais próximas sobre quem, no momento, está de fato atuando ativamente em prol das questões previdenciárias. Nesse sentido fiz o convite a Erica, pois tive boas referências sobre seu trabalho junto ao Itaprevi, e também junto à Aepremerj”, ressalta.
A comemoração das ‘Bodas de Prata’ do Itaprevi, completados no último dia 27 de junho, foi manchete da 21ª edição da Revista RPPS (março/abril), publicação nacional especializada no setor de previdência social. Na edição, a presidente Erica Saraiva foi entrevistada e fotografada para a matéria de capa, e falou das ações da autarquia municipal de Itaboraí para obter excelência na gestão.
Prêmio
Por apenas um ponto, o Itaprevi não levou o bicampeonato na 6ª edição do Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária da Aneprem e repetiu o feito do ano passado, quando ficou em primeiro lugar. Alcançando 50 pontos, dos 57 disputados, o instituto de previdência pública de Itaboraí, ficou somente atrás da capital do Espirito Santo, Vitória, que atingiu 51 pontos. Caso houvesse empate, a instituição de Itaboraí levaria o título, já que teve pontuação superior em transparência, primeiro critério de desempate. A terceira colocação ficou para Indaiatuba, em São Paulo, com 49.
Participando na categoria grande porte, acima de 5 mil segurados, o Itaprevi foi o único a ser classificado para a etapa final entre todos os 74 institutos de previdência do Estado do Rio com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
“Não fomos o único somente em nossa categoria, pois nenhum instituto de pequeno porte (até 2 mil segurados) e médio (de 2.001 a 5 mil) do Estado do Rio atingiu pontuação suficiente para seguir em frente na competição”, frisa Erica.
Herickson Rangel avaliou também a a participação do Itaprevi e a importância do Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária da Aneprem.
“Avalio a disputa do Itaprevi, assim como a participação de todos os RPPS, que desde 2010, quando da criação do Prêmio Boas Práticas, vêm demonstrando um grau de responsabilidade e compromisso com a coisa pública, evoluindo na capacitação técnica e profissionalização da gestão previdenciária. Entendo que o prêmio é uma trilha a ser perseguida e que nessa caminhada em busca da excelência, os RPPS vêm se adaptando e aprimorando suas ações, o que tem contribuído para o fortalecimento do sistema previdenciário”, comenta o presidente da Aneprem.
Metas da Aneprem
Dentro das metas da Aneprem para a nova gestão destacam-se: a continuidade do Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária, a formação técnica por meio de cursos específicos e congressos e a criação de um canal de discussão das informações previdenciárias, dentre outras ações.