Leste fluminense inicia Outubro Rosa

  •  
  •  
  •  
  •  



Câmara Municipal de Niterói está iluminada de rosa (Foto: Divulgação)

Os municípios do leste fluminense iniciaram o mês de outubro com diversas homenagens e atividades para lembrar a importância da prevenção e conscientização sobre o tratamento do câncer de mama, no tradicional evento denominado ‘Outubro Rosa’.

O diagnóstico precoce da doença pode significar em até 95% de chance de cura e garante um tratamento menos traumático. Existem fatores que servem como indicadores de alerta e, caso a mulher se encaixe em algum deles, é necessário realizar a mamografia com frequência. São eles: hereditariedade (casos prévios na família), primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após 50 anos), primeira gravidez após os 30 e nunca ter engravidado ou amamentado.

Homenagens – A Câmara dos Vereadores de Niterói recebeu uma iluminação diferenciada na noite da última terça-feira (7), no centro da cidade, em homenagem a campanha. A tradicional iluminação do prédio foi substituída pela cor rosa, abraçando a campanha que tem como objetivo promover ações de prevenção ao câncer de mama.

Em Niterói, diversas atividades já estão sendo realizadas.

Amanhã será a vez do Museu de Arte Contemporânea (MAC) que receberá a iluminação especial e a abertura da exposição The Scar Project, além de promover o debate sobre a doença.

Em São Gonçalo, a subsecretaria de Política para Mulheres está fazendo ações de panfletagem sobre a importância da prevenção e do tratamento em diversos pontos da cidade. A abordagem na cidade acontecerá durante todo o mês.

Já em Maricá, a Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, também fez ações de conscientização, deu início na noite da última sexta-feira (03/10) à campanha de conscientização, que começou no último dia 3.

A ação de abertura, que ocorreu na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro de Maricá, foi marcada pela a realização de diferentes atividades em parceria com as secretarias de Saúde, Turismo e lazer, Assuntos Religiosos e Iluminação Pública.

Durante o evento, equipes da Prefeitura alertaram as pessoas que passavam pelo local sobre a doença, com distribuição de panfletos e brindes. Além disso, três importantes prédios públicos da cidade – Paço Municipal, Casa do Turismo e Igreja Nossa Senhora do Amparo – ganharam iluminação especial com luzes na cor rosa. A ação foi animada ao som dos artistas do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”.

Na cidade, a campanha será encerrada no dia 31/10, com uma caminhada no Centro.

“Nossa intenção é trocar a camiseta da caminhada por um quilo de alimento, mais uma lata de leite em pó. Nossa meta é arrecadar uma tonelada de alimento para montarmos cestas básicas e oferecer para as 560 famílias atendidas no Centro Especializado de Atendimento à Mulher”, explicou a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda.

Em Itaboraí, o prefeito Helil Cardoso deu início às comemorações no último final de semana, com ações de panfletagem. A Câmara de Vereadores e a prefeitura tiveram iluminação rosa, como um marco nas homenagens.

 

You may also like...