Mais de 15 mil policiais reforçam a segurança para o Réveillon

A Polícia Militar divulgou nesta segunda-feira (29/12) o esquema de policiamento em todo o estado para o Réveillon. Ao todo, 15.441 policiais militares e 2.708 viaturas vão fazer a segurança da população no dia 31. O efetivo é 25% maior que o ano passado. Todos os batalhões da capital, Baixada Fluminense, Região Metropolitana, Interior e unidades do Comando de Operações Especiais (COE) estarão envolvidos.

Leia mais

“Eu havia falado para ele não entrar na PM”, diz mãe de policial morto na Alameda
Cúpula de segurança se reúne para tratar de violência contra policiais
Mais de 100 policiais militares já foram mortos este ano no Rio de Janeiro
Policial é baleado durante tentativa de assalto no Barreto

Na Praia de Copacabana, 1.729 policiais militares e 114 viaturas vão garantir a segurança da festa. Do total, 150 policiais estarão posicionados nas 30 Torres de Observação instaladas na orla. Além das viaturas, o policiamento também será realizado a pé, com motos e a cavalo. O Batalhão de Choque (BPChq) vai atuar nos 29 pontos de bloqueio com 80 homens e o apoio de motocicletas. Equipes da unidade também ficarão posicionadas próximas aos palcos.

Três helicópteros do Grupamento Aeromóvel (GAM) equipados com câmeras vão monitorar os principais pontos da cidade. As imagens serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que ficará posicionado na altura da Avenida Princesa Isabel. O carro possui um equipamento de imagem capaz de identificar armas de fogo.

 A estação de metrô da Cardeal Arcoverde, principal acesso de chegada e saída da festa, terá o apoio do Batalhão de Ações com Cães (BAC). O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) reforça o patrulhamento com 65 policiais, nove viaturas e 20 bicicletas. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) ficará de prontidão.

A Operação Praia também será reforçada entre os dias 31 de dezembro e 4 de janeiro. Serão 1.354 homens atuando nas orlas de Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Recreio.

Nas comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) também haverá reforço de 1.325 policiais.

Em Botafogo e no Aterro do Flamengo, o policiamento será realizado com 306 policiais militares e 30 viaturas. Na Zona Oeste, 375 policiais vão garantir a segurança da população, com o apoio de 28 viaturas, na orla da Barra da Tijuca e Recreio. Na Pedra de Guaratiba e Praia do Recôncavo, 252 policiais e 25 viaturas farão o patrulhamento.

Em Ramos, 279 policiais e 23 viaturas estarão distribuídos no policiamento do Réveillon no Piscinão. Na Ilha do Governador, serão 119 PMs e 10 viaturas. A festa no Parque Madureira terá o apoio de 237 homens e 27 viaturas. Em Niterói, 425 policiais militares e 69 viaturas serão empregados. A Região dos Lagos terá o efetivo de 876 PMs e 116 viaturas.

Na região da Costa Verde serão 351 homens e 56 viaturas. Em Campos, a PM vai atuar com 533 homens e 75 viaturas. O reforço também se estende à Rodoviária Novo-Rio, aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim e estações das barcas, metrô e trem.

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) vai atuar em todas as rodovias estaduais do Rio de Janeiro. São 78 policiais militares, 39 viaturas, dois caminhões, cinco motocicletas e um reboque distribuídos nas regiões Serrana e dos Lagos, além do Sul Fluminense, Norte e Noroeste. O Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) vai patrulhar as principais vias de acesso com 68 PMs e 34 viaturas.

A Polícia Militar recomenda a população que chegue com antecedência aos locais, priorizando o transporte público e redobrando a atenção com crianças, identificando-as. A PM também orienta a não utilizar recipientes de vidro e fogos de artifício.

Deixe um comentário