Manhã de atividades marcam o Dia Internacional do Idoso em São Gonçalo
Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a secretaria municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência preparou na manhã desta quinta-feira (01/10) uma programação especial de atividades voltadas para o público da melhor idade. O evento, que aconteceu na Praça Luiz Palmier, no Rodo, foi marcado por diversas atividades, entre elas: ginástica e panfletagem. A secretária da pasta, Tânia Soares, e a coordenadora de Políticas Públicas para o Idoso, Silvia Baltazar, acompanharam e participaram de todas as ações.
“Precisamos incentivar o envelhecimento ativo, na perspectiva de melhorar a qualidade de vida dos idosos. E para fazer alusão a data, realizamos essas atividades físicas e de conscientização para a população gonçalense. Nosso objetivo é garantir os direitos dos idosos, pois quando o idoso sofre algum tipo de violência, nós identificamos o problema e acionamos toda a rede de serviço”, garantiu a coordenadora.
O objetivo do evento é promover a integração entre idosos e sociedade e a conscientização dos seus direitos, além de discutir ações de combate ao abuso, à negligência, à violência, aos maus-tratos, à falta de respeito e à discriminação contra a terceira idade.
Disposição foi o que não faltou para a aposentada Maria da Conceição, de 68 anos. Para ela, a programação estava muito boa. “Hoje é o nosso dia, uma data muito especial. Temos visto muitas histórias tristes de maus tratos contra o idoso. Muitas vezes não precisa ser uma violência física, as palavras também machucam bastante uma pessoa. Graças a Deus eu recebo muito amor e carinho da minha família”, declarou.
Silvia Baltazar esclarece ainda que um estudo foi realizado pela coordenadoria de Políticas Públicas para o idoso, que apontou São Gonçalo como o segundo município com maior número de idosos (em torno de 150 mil) no Estado, sendo estes 12% da população atual. No período entre fevereiro de 2013 e 2015 foram realizados mais de 10 mil atendimentos pela coordenadoria. Dentre as diversas demandas recebidas, as denúncias mais recorrentes são sobre violência psicológica, com cerca de 21% do total. Em seguida vem os casos de negligência (19%) e violência física (14%).
A coordenadoria disponibiliza para denúncia sobre violência contra o idoso o telefone 3262-3580 (a denúncia é anônima), ou quem quiser ir até a sede da coordenadoria, que fica no prédio anexo da prefeitura, na Rua Uriscina Vargas, n°36, Alcântara.