Marcha Para Jesus de Maricá reuniu 4 mil pessoas no Centro
Com temas universais relacionados à estrutura familiar, a prostituição e a luta contra o uso de drogas, aconteceu no último sábado (19/09), com o apoio da Prefeitura de Maricá, a “Marcha para Jesus”. Realizado em mais de 170 países, o evento não acontecia na cidade há dois anos e o retorno levou cerca de 4 mil pessoas de todos os bairros, numa caminhada que percorreu a Avenida Francisco Sabino da Costa desde o DPO – onde crianças, jovens, idosos, pastores e líderes ministeriais de diversas igrejas se concentraram por volta das 15h – até a praça Orlando de Barros Pimentel (Centro).
O percurso com aproximadamente 1,5km, contou com trio elétrico; show eletrônico do Dj Kauê; apresentações da Cia Dança com Propósito, Ministério Filhos da Luz (CEI Itaipuaçu) e Ministério Resgate de Vidas; Motoclube Águias de Cristo; além de ato profético com azeite e oração nas cinco paradas realizadas. Foram elas: no Colégio Santa Mônica, no Mercado Charme, no mercado Princesa, na Casa e Vídeo e no Colégio Estadual Elisiário Matta. Os shows também foram comandados por dois nomes da música gospel, ambos pentecostais, Ariely Bonatti e Willian Nascimento. As canções da curitibana, com mensagens simples e poéticas falam, em sua maioria, sobre personagens e histórias da Bíblia, mas também contêm adoração, lágrimas, evangelismo e romantismo. “Estou em Guerra”, “Metade do Filho”, “O Tribunal”, “Bye, Bye Tristeza” e a romântica “Pra ser eterno” remeteram o público a cada história cantada, proporcionando uma viagem aos cenários e mensagens ali compartilhadas.
Se apresentando em Maricá pela segunda vez, Willian Nascimento declarou seu amor à cidade. “É maravilhoso estar aqui de novo. Principalmente por ser uma marcha para Jesus, pela possibilidade de adorar a Deus e declarar que este lugar quer paz e vai receber uma renovação”, avaliou. Dono de uma voz inconfundível, com timbre vocal privilegiado – que lhe permite passear por vários ritmos e estilos com a mesma propriedade e carisma, desde baladas românticas a sertanejo universitário – o cantor trouxe mensagens edificantes e repletas de unção com: “Páginas na Areia”; “Deus vai na frente”; “Agir de Deus”; “Pelo telhado”; “Era você” e “Don Juan”. Ousado, Willian fugiu à regra e cantou do meio do público, enquanto fazia questão de cumprimentar, orar e/ou incentivar muitos presentes no local.
Para o secretário ajunto de Assuntos Religiosos de Maricá, pastor Renato Machado, a Marcha para Jesus deste ano superou todas as expectativas. Ele antecipou que virão mais eventos voltados para o público evangélico na cidade. “Já estamos programando um luau em Itaipuaçu, que deve ocorrer em janeiro”, adiantou. “Neste evento, a participação da juventude, das mais de 100 igrejas e os pastores agradecendo à parceria foi algo que comprovou o sucesso, e acima de quaisquer correntes políticas. Proporcionalmente, nossa marcha foi maior que a de São Gonçalo, que tem 1 milhão de habitantes”, avaliou o secretário, que disse esperar que o evento entre para o calendário oficial do município.
Moradora de Itaipuaçu há 10 anos, Marine Friesen, integrante do grupo “Diante do Trono” ministrou ao lado do pai, o apóstolo Jorge e entoou os louvores “Me ama” e “Alfa e Ômega”. Segundo ela, participar de uma marcha em sua própria cidade é como uma resposta da oração de anos. “Uma das principais marcas da marcha é a unidade. As igrejas se unirem é uma coisa muito difícil de acontecer, mas está acontecendo nesse momento apesar das diferenças, porque o que nos une é muito maior. É como um testemunho de que nós estamos nos juntando porque temos algo em comum: fomos transformados pelo amor de Deus. É isso que queremos proclamar”, explicou. O grupo de street dance Éfeso (Assembléia de Deus Vitória em Cristo) e os grupos locais Efésios 6.10; Banda Novo Plano; Gabriel Farraia e Gálbano também apresentaram seus repertórios, agitando ainda mais a multidão.