Músicos da Guarda Municipal de Itaboraí se apresentarão na Europa

Três instrumentistas da banda de música da Guarda Municipal de Itaboraí preparam-se para se apresentar na Europa a partir deste mês. O trompetista Thiago Vieira, de 29 anos, é um dos três brasileiros a ganhar uma bolsa de estudos na Academia de Verão do Colégio de Música Pommersfelden, na Alemanha, um dos principais festivais eruditos do mundo. Já os clarinetistas Vitor Macedo, 28 anos, e Marcelo Vieira, 26, foram selecionados para participar de um recital no Clarinetfest2015, em Madri, na Espanha.

Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da banda da Guarda desde outubro de 2013, Thiago Vieira começa seus estudos na Alemanha a partir do dia 10. A estadia vai durar um mês.

“O simples fato de um músico jamais ter saído do Brasil para participar de cursos ou apresentações já dificulta sua contratação para as principais orquestras do Brasil”, conta Thiago, que comemora a oportunidade de estudar no exterior.

O trompetista foi selecionado por meio de avaliação curricular e de um vídeo gravado durante um concerto da Orquestra de Sopros da UFRJ.

“Estava confiante, mas demorei a acreditar que estou entre os três músicos brasileiros escolhidos. Os outros dois, um violinista e um contrabaixista, são de São Paulo”, informa Vieira.
Esta não é a primeira vez que o músico de Itaboraí ganha uma bolsa de estudos. No ano passado, ele participou do Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas (RS).

“Este festival de Pelotas também acrescentou muito para a minha carreira”, avalia o artista, que na ocasião foi acompanhado do colega de banda Márcio Luiz da Silva Júnior, 31 anos.

musicos 2“Tivemos aulas com o maior trompetista do mundo na atualidade, o venezuelano Francisco Pacho Flores. Aprendemos muito”, ressalta Júnior, que está na expectativa de ser chamado para integrar a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Ele foi aprovado em primeiro lugar.

“A seleção foi no ano passado, quando fui escolhido entre 23 candidatos. O concurso tem validade de dois anos, e até o fim deste ano devo ser chamado. Sentirei saudades da banda de Itaboraí, onde aprendi muito”, revela.

Clarinetfest2015

Para participar do Clarinetfest2015, Vitor Macedo e Marcelo Vieira – junto com o músico carioca Weslley Guedes, eles formam o Trio Clarioca – participaram de um processo de seleção muito criterioso. O encontro é promovido anualmente, de forma itinerante, pela Associação Internacional de Clarinete que promove um encontro anual itinerante. Este ano será em Madri, conta Marcelo Vieira.

“Os clarinetistas mais renomados do mundo estarão neste festival. Estamos muito entusiasmados, já que somos os únicos representantes da América do Sul no evento”, revela Vitor Macedo.

O Trio Clarioca participará, ainda, do International Summer Courses 2015, na Itália, que será realizado de 5 a 7 de agosto, na cidade de Camerino.

“Para este festival na Itália, vamos como convidados. Teremos a chance de fazer uma miniturnê na Europa, já que fomos também chamados para tocar em outras duas cidades espanholas: Ávila e Salamanca. Em todos esses festivais e apresentações teremos a chance de encontrar grandes instrumentistas internacionais de renome. Será também uma oportunidade de levar nossa música a outros países”, acrescenta Vieira.

Incentivo
Maestro da banda de música da Guarda Municipal de Itaboraí, Carlos Alberto Oliveira Silva ressalta a importância do feito atingido pelos instrumentistas da corporação.

“O destaque desses nossos músicos irá incentivar os outros componentes do grupo a alçar voos mais altos na carreira. Inclusive, há outros talentos na banda, que logo estarão despontando no cenário da música clássica”, revela Silva. “É um grande orgulho para nossa banda ter, entre os componentes, um músico escolhido para participar de festivais de extrema relevância na Europa”, acrescenta o maestro.

Secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Itaboraí, Rodrigo Barreto diz que a bagagem adquirida pelos músicos da Guarda Municipal no exterior contribuirá para o aprendizado de todos da banda.

“Certamente, a experiência deles ajudará a elevar ainda mais a qualidade de nossos músicos. Sem contar que irá estimular outros membros a buscar o aperfeiçoamento”, aposta Barreto.
O secretário acrescenta que a viagem dos músicos da Guarda Municipal irá divulgar o município no exterior.

“É um destaque muito positivo para Itaboraí. Mostra que a cidade contribui na formação de jovens talentos da música”, analisa o secretário municipal de Segurança Pública.

Banda da Guarda Municipal

A banda de música da Guarda Municipal de Itaboraí é formada por 40 componentes. O grupo ensaia regularmente e participa da maioria dos eventos promovidos pela Prefeitura, além de ser convidada a se apresentar em outras cidades.

“O grupo também se apresenta em municípios que não têm banda própria. Cachoeiras de Macacu, Petrópolis, Magé e São Pedro da Aldeia estão entre as cidades que costumamos visitar”, lembra Barreto.

Deixe um comentário