Nova barca chega ao Rio de Janeiro
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou, na manha desta segunda-feira, da entrega de nova barca Pão de Açúcar no porto do Rio feita pelo governador Luiz Fernando Pezão.
A nova embarcação, que deverá entrar em operação em aproximadamente 60 dias, fará a rota Praça Quinze-Niterói (Praça Arariboia) e é parte de um lote de sete barcas novas, de 2 mil lugares cada, encomendadas a um estaleiro chines. Há, ainda, outras duas embarcações, de 500 lugares cada, encomendadas a um estaleiro nacional, no Ceará.
Para Rodrigo Neves, as novas embarcações,além de melhorar o transporte entre as duas cidades no trecho Arariboia Praca Quinze, irão beneficiar os usuários da estação Charitas, que deverá receber um público maior ao término da construção da TransOceânica.
“É uma iniciativa muito importante, pois vai melhorar a ligação entre a nossa cidade e o Rio de Janeiro. Outra melhoria que estamos buscando é a redução do preço das passagens na estação Charitas, que hoje é muito elevado, para um preço semelhante ao da Arariboia para quando a TransOceânica estiver pronta, a população possa utilizar o serviço. disse o prefeito.
O governador ressaltou que h[a décadas o governo do estado não adquiria noas embarcações para a travessia. “Há mais de 50 anos não se comprava uma barca nova. A concessionária (CCR) tinha alugado algumas barcas, mas não era feita uma aquisição há mais de 50 anos — afirmou Pezão, dizendo ainda que o estado vai adquirir mais quatro embarcações para a linha até Paquetá.
A Pão de Açúcar pode transportar 30 mil passageiros por dia entre Rio e Niterói. Segundo a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius, há 24 barcas operando no trajeto, das quais cinco são alugadas.