Novo catamarã “Pão de Açúcar” faz prova de mar na linha Rio-Niterói
A Secretaria de Estado de Transportes, com a concessionária CCR Barcas, realizou na manhã desta segunda-feira (23/2), prova de mar do novo catamarã “Pão de Açúcar”. O procedimento faz parte do processo de homologação da embarcação, que antecede o início da operação na travessia Rio-Niterói, previsto para meados do mês de março.
Essa é a primeira das nove novas superbarcas adquiridas pelo Governo do Estado para reforçar a frota que opera no trajeto Rio-Niterói. As demais serão integradas à frota nos próximos 12 meses. A viagem inaugural da nova embarcação, prevista para a segunda quinzena de março, terá a presença do governador Luiz Fernando Pezão, e do secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
”A entrada em operação do novo catamarã representa um salto de qualidade no atendimento ao usuário que faz o trajeto Rio-Niterói de barca. Teremos mais conforto e rapidez na travessia, além, é claro, de um potente ar-condicionado”, disse o secretário de Transportes Carlos Roberto Osorio.
Desde dezembro de 2014, quando a embarcação chegou ao Rio, foram realizados ajustes nos píeres e construção de flutuantes nas estações Praça XV e Arariboia, adequação dos itens de segurança às normas brasileiras, além de treinamento prático e teórico da tripulação. Com a liberação da “Pão de Açúcar” para tráfego, mais dois mil lugares serão ofertados na linha Praça XV-Arariboia.
Totalmente refrigerado, o catamarã tem acessibilidade plena, área especial para cadeirantes e conta com duas proas, possibilitando embarque e desembarque simultâneos. A nova barca tem previsão para realizar seis viagens no rush da manhã e outras seis no rush da tarde.
Esse número pode ser alterado conforme a demanda de passageiros. Após a prova de mar, será necessária finalização dos treinamentos e ajustes de equipamentos para que a barca entre em operação comercial.
Sobre a CCR Barcas
Empresa do Grupo CCR, a CCR Barcas é a quarta maior operação de transporte aquaviário de passageiros do mundo, navegando cerca de 640 mil quilômetros por ano e transportando, em média, 110 mil passageiros por dia. A concessionária tem 24 embarcações, 1.100 colaboradores e opera seis linhas em cinco estações e três pontos de atracação.