Pachecos recebeu a 20ª edição da ação social da Prefeitura de Itaboraí
A comunidade de Pachecos recebeu, neste sábado, dia 14, a 20ª edição da Prefeitura Perto de Você (PPVC), ação social da Prefeitura de Itaboraí. Ao todo, foram realizados 4.558 atendimentos dentro e nos arredores da Escola Municipalizada José Leandro, na localidade de Fontes dos Bambus. No total, 150 casais formalizaram a sua união civil, oferecida gratuitamente. Como a região fica em uma área rural e distante da cidade, vários ônibus, saindo de cinco pontos diferentes, foram disponibilizados para conduzir as pessoas.
Como já é de costume, o prefeito Helil Cardozo deu início ao evento dando boas vindas aos presentes.
“Não é fácil fazer 20 ações sociais mantendo o nível de serviços oferecidos. Ou melhor, estamos aperfeiçoando nossas atividades a cada PPVC em função da experiência adquirida. Vale ressaltar a importância de ter atingido a marca da 20ª edição em uma localidade de difícil acesso a serviços públicos, por conta da distância”, avalia o prefeito.
Diabético há três anos, o aposentado Nivaldo Borges Veloso, 72, foi uma das 272 pessoas atendidas na tenda do programa Hiperdia, da Secretaria de Saúde. No local, todos fizeram teste de glicemia, aferição de pressão e receberam orientações sobre como fazer um alimentação saudável para não agravar a doença.
“Meu teste de glicemia estava alto (153 mg, quando o normal é, no máximo, 99 mg), assim como a minha pressão arterial, que ficou em 13 por 8, sendo que o ideal é 12 por 8. Percebi que tenho que cuidar melhor da alimentação. A nutricionista me deu dicas importantes para me alimentar de forma mais saudável”, disse o aposentado.
A nutricionista Cátia Maria de Sá Ramos orientou os diabéticos a evitar frituras, carboidratos e refrigerantes.
“Muitas pessoas precisam deixar de consumir alimentos industrializados e dar preferência aos in natur, como as frutas e hortaliças. Estamos estimulando a instalação de hortas caseiras, ainda mais em uma comunidade rural como essa”, revela a nutricionista.
Ao lado do programa Hiperdia estava uma das tendas mais concorridas do PPVC: a dos sucos feitos por alunos da Escola Técnica Agrícola. Mais de 900 pessoas experimentaram a mistura de beterraba, limão e laranja; goiaba, couve e água de coco; manjericão com manga, e abacaxi com hortelã. A dona de casa Marli Gonçalves de Moura, de 61 anos, foi uma das que aprovaram as receitas saudáveis.
“Normalmente, compro suco pronto no supermercado. Como tenho couve e coco plantados em casa, fiquei animada em consumir esses sucos mais naturais”, conta.
O prefeito Helil Cardozo também esteve na banca e provou alguns sucos.
“Gostei e já vou incluir algumas dessas misturas em meu café da manhã”, afirmou Helil.
Casamentos
Mais uma vez, o ponto alto da ação foi o casamento comunitário. Foram 150 casais oficializando a união gratuitamente. Há 13 anos juntos, os professores André de Oliveira Nogueira e Jocelane Ferreira Nogueira, ambos de 42 anos, formaram um dos casais de noivos.
“Inicialmente, decidimos morar juntos, mas com a intenção de casar logo depois. No entanto, o tempo foi passando e a rotina do dia a dia acabou nos consumindo. Quando soubemos da ação, vimos a chance de oficializar nossa união”, disse André, que tem um filho de 11 anos com Jocelane.
O eletrotécnico Márcio Dantas, de 43 anos, e a funcionária pública Rosiane de Oliveira, de 48 anos, estão ainda há mais tempo juntos. São 18 anos de união e uma filha de 17 anos.
“Em 2006, fizemos um termo de união estável no cartório para que a Rosiane tivesse direitos oferecidos na empresa que trabalho, como plano de saúde, por exemplo. Agora, é uma realização pessoal e um presente para nossa filha que sempre quis que nós casássemos”, conta Dantas.
Padrinhos de Márcio e Rosiane, o técnico em eletrônica Aloísio Rodrigues Gomes, de 60 anos, e auxiliar de produção Silvana Miranda, 49 anos, juntos há nove anos, também casaram.
” Eles também foram nossos padrinhos. Achei isso muito divertido. Está ação foi muito importante para a gente. Afinal, não tínhamos condições de casar no cartório “, releva Silvana.
Exercícios para melhorar a saúde
Estudantes do curso de Educação Física da Universo deram dicas simples de atividades físicas usando balões de aniversário.
“Usamos a bexiga, ensinamos exercícios de fácil execução que desenvolvem a coordenação motora, as articulações, o fortalecimento dos músculos além de adquirir melhor condição cardiorrespiratória enchendo a bola de aniversário sem precisar fazer muito esforço”, revela Alexander Rabelo Saldanha, aluno do sexto período da Universo.
O servente Cláudio Souza de Oliveira, de 33 anos, tirou a segunda via de sua identidade.
“A minha já estava muito velha. Foi bom que não precisei ir ao Centro e enfrentar fila para obter um novo RG”, comenta Oliveira.
A 21ª edição, e última do ano, acontecerá no Itaboraí Plaza Shopping, no dia 5 de dezembro.