Pacientes elogiam atendimento do Espaço Rosa
Moradora do bairro Gradim, a dona de casa Teresa Cristina Sacramento, 60 anos, procurou a unidade voltada à saúde da mulher para realizar uma ultrassonografia transvaginal. Apesar de ser um exame delicado, Teresa deixou o consultório com sorriso no rosto e ar de satisfação:
“Finalmente encontrei um lugar onde posso realizar todos os exames, sem precisar ir de um lado para outro. Na sexta-feira passada, estive aqui para buscar informações e na mesma hora fiz a mamografia, agora, retornei para a ultrassonografia. O próximo será o preventivo. Isso é maravilhoso. E o atendimento é de qualidade, com pessoas educadas e atenciosas. Nota 10 para o Espaço Rosa. Estou muito animada em descobrir esse local e espero que continue assim. Tenho percebido que o atendimento nos Postos de Saúde de São Gonçalo tem melhorado muito ultimamente”, comemorou a dona de casa que reside no município desde 1987. Ela acrescentou que vai indicar o Espaço Rosa para as vizinhas.
Inaugurado em 16 de outubro, a unidade realiza exames de mamografia, ultrassonografia transvaginal, morfológica, mamária, obstétrica e obstétrica com doppler. Além de coletar material para preventivos, colposcopia e biopsia cervical. O público é diversificado. Vai de senhoras, como Teresa Cristina, a jovens como Nicole Corrêa Alves, de 19 anos, do bairro Porto Novo.
Encaminhada ao Espaço Rosa para realizar uma ultrassonografia mamária que investigará um nódulo no seio, Nicole diz que faz toda a diferença ter um espaço de exames voltado para as mulheres.
“A gente fica mais à vontade para esclarecer as nossas dúvidas. Isso é muito bom. O atendimento é melhor e as pessoas mais atenciosas”, ressaltou.
A enfermeira Ivanilda da Costa Silva, coordenadora do Espaço Rosa, explica que os homens também podem fazer exames no local, como por exemplo o ultrassom. Ela acrescentou que os pacientes são encaminhados pelos postos de Saúde ou pela Central de Regulação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para a mamografia; e às segundas (a partir das 13h) e quartas (pela manhã) para as demais especialidades.
“A inauguração de um espaço voltado para as mulheres é um avanço para o município. Elas se sentem mais à vontade e acolhidas por estarem em um espaço aconchegante e pensado para atender as necessidades delas no que se refere a exames de rotina. Temos uma equipe composta por assistente social, psicóloga, ginecologista obstetra e ultrassonografistas”, destacou Ivanilda.
De acordo com a coordenadora, o Espaço Rosa também conta com o Programa de Planejamento Familiar, por meio do qual são realizadas palestras educativas sobre uso de preservativos, vasectomia, doenças sexualmente transmissíveis entre outras questões relacionadas ao tema. Os pacientes também chegam por encaminhamento ou de forma espontânea. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras pela manhã. O primeiro foi realizado nesta segunda e reuniu 14 pessoas. O público masculino também é bem-vindo na roda de conversa.
“Os homens vêm buscar informações sobre a vasectomia”, esclarece Ivanilda.
O Espaço Rosa fica na Praça Estephânia de Carvalho, s/n, Zé Garoto (atrás do Pronto Socorro Central e ao lodo do Hospital da Mulher). Para tirar dúvidas sobre os procedimentos necessários para a realização dos exames, o interessado deve ligar para 2605-6609 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).