PM ganhará dois helicópteros com tecnologia de ponta
O Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar do Rio ganhará dois novos helicópteros com tecnologia de ponta, que reforçarão a segurança do estado. A primeira das duas aeronaves foi apresentada nesta segunda-feira (23/3), durante evento de comemoração dos 13 anos de fundação da unidade militar, realizado na sede do GAM, em Niterói.
Batizada de Fênix 9, a primeira aeronave já está pronta, mas receberá instrumentos adicionais e será entregue à corporação no segundo semestre deste ano. A expectativa é de que o GAM receba o segundo helicóptero até o fim de 2015.
As novas aeronaves são do modelo EC 145, têm duas turbinas, visão noturna e capacidade para transportar até 11 pessoas – número superior ao dos outros helicópteros da instituição, que levam até seis passageiros.
Além disso, também podem voar com auxílios de instrumentos e ainda vêm com óculos de visão noturna e câmeras que transmitem, em tempo real, as imagens captadas pelos helicópteros. A Secretaria de Segurança investiu R$ 60 milhões na aquisição das máquinas. Neste valor, estão incluídos o treinamento dos pilotos e a instalação de equipamentos nas aeronaves.
“Esses novos helicópteros representam um salto de qualidade em termos de tecnologia. São máquinas biturbinas e com visão noturna, que serão um reforço importante, especialmente com a aproximação dos Jogos Olímpicos. No primeiro helicóptero, falta apenas a instalação de equipamentos externos de operação, como guincho e câmera de captação de imagens”, disse o comandante do GAM, tenente-coronel Miguel Francisco Ramos Junior.
Treinamentos teórico e prático
Inicialmente, oito pilotos do GAM passarão por treinamentos teórico e prático, com cerca de duas semanas de duração, para utilizar os novos helicópteros. No entanto, a intenção é que todos os 35 pilotos da unidade recebam as instruções necessárias para operar as novas máquinas.
O subcomandante operacional do grupamento, tenente-coronel Luiz Sérgio Perlingeiro, destacou as vantagens e tecnologias das novas máquinas que estarão a serviço da instituição.
“Os novos helicópteros serão mais seguros por contarem com duas turbinas. Além disso, vão ter mais capacidade operacional, pois o voo por instrumentos permite o deslocamento em condições de tempo mais difíceis, como nebulosidade e chuva. Por serem mais espaçosas, as novas máquinas serão capazes de transportar de uma só vez um número maior de militares, sem a necessidade, por exemplo, de enviar dois helicópteros para uma mesma operação. Além disso, serão úteis nos atendimentos aeromédicos, já que possuem abertura para passagem de macas e mais espaço para abrigar equipamentos”, explicou o militar.