Prefeito Rodrigo Neves visita obras da ETE Maria Paula
As obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Maria Paula passaram por vistoria na manhã desta terça-feira (25/8) pelo prefeito da cidade e representantes da concessionária Águas de Niterói.
A previsão de inauguração é entre o final de novembro e início de dezembro. A ETE inicialmente vai tratar 35 litros por segundo de esgoto, mas terá capacidade ampliada para 60 l/s. Futuramente, serão construídos outros dois módulos e a estação poderá tratar até 180 l/s.
A ETE Maria Paula vai beneficiar cerca de 50 mil pessoas que vivem no entorno. Ela integra um sistema que possui também 60 quilômetros de rede, 20 quilômetros de recalques e 20 elevatórias. O investimento total é de R$ 50 milhões.
O prefeito afirmou que a nova estação de esgoto é uma parceria entre a administração municipal e a concessionária Águas de Niterói e destaca os investimentos feitos nestes últimos dois anos.
“Nestes dois anos meio de parceria, nós dobramos a capacidade da estação de tratamento de esgoto de Itaipu. Fizemos as adutoras de São Francisco, Charitas, Preventório e Jurujuba. Conseguimos entregar também, através da ação com a Águas de Niterói, o reservatório de Pendotiba e o novo reservatório da Região Oceânica, com três milhões de litros de água cada, ou seja. Conseguimos chegar a 100% de abastecimento de água e até 2016/2017 a 100% das redes de coleta e tratamento de esgoto em Niterói”, explicou.
O chefe do Executivo municipal afirmou que Niterói será a primeira cidade em saneamento no Brasil. “Já somos a primeira cidade do Rio de Janeiro, com índice muito acima da média do Estado e do Brasil, que tem uma média de coleta e tratamento de 35%. Nós estamos chegando a 96%. Com essa nova estação, 98%. E até final 2018 com as ETEs de Sapê e Badu, teremos 100% de esgoto tratado”, declarou.
O prefeito falou ainda que todo o sistema de manutenção de rega dos canteiros e jardins da cidade, são feitos com água de reuso.
“Esgoto tratado hoje é utilizado para regar todas as praças e canteiros da cidade. Isso é muito importante porque a cidade ganha com a manutenção dos canteiros, com a economia de água. E ganha o meio ambiente também porque esgoto tratado vira água de reuso”, disse.
O prefeito afirmou que a ETE Maria Paula tem tudo a ver com o planejamento estruturado pela municipalidade para a região de Pendotiba.
“Nós queremos um desenvolvimento sustentável para a região. Estamos com o Plano Urbanístico para Pendotiba, que vai mais que duplicar o número de áreas preservadas e ordenar o crescimento”, acrescentou.