Prefeitura de Niterói anuncia apoio às famílias da Aldeia Imbuhy

A Prefeitura de Niterói anunciou na tarde desta quarta-feira (1/7) apoio à luta das 32 famílias que receberam ordem de desocupação das casas onde vivem há mais de cem anos, no interior do Forte Imbuhy, em Jurujuba. O prefeito da cidade informou que espera ser recebido para uma audiência na próxima semana com o ministro da Defesa, Jaques Wagner, com quem buscará uma solução para as famílias.

“Eu acredito no bom senso, na busca do entendimento e que nós vamos construir com diálogo um encaminhamento adequado para essa questão. Acredito que a direção maior do Ministério da Defesa e do próprio Exército serão sensíveis, porque não trata de 32 famílias, se trata da cidade. Espero ser recebido na próxima semana pelo ministro, para que nessa audiência possamos construir uma solução história, definitiva e pelo diálogo, que seja respeitosa com o Exército, mas por outro lado tenha o devido entendimento e respeito com a história dessas famílias”, afirmou o prefeito.

O presidente da Associação dos Moradores da Aldeia Imbuhy, Ailton Navega, afirmou que saiu do encontro com a esperança renovada.

“De todos as audiências que participei, até mesmo com o ministro da Defesa, essa de hoje foi a que me deixou mais esperançoso. Acho que do jeito que está caminhando, com essa recepção do prefeito, acredito que a luz começou a surgir no final do túnel. Acho que depois desse encontro que o prefeito terá com o ministro, a gente vai ter uma solução favorável, do que jeito que estamos esperando”, disse Navega.

O deputado estadual Waldeck Carneiro e o vereador Leonardo Giordano também participaram do encontro.

“Esse encontro foi mais um passo importante nessa luta. O envolvimento e o compromisso do prefeito são uma variável fundamental. Ele imediatamente fez contato com o Ministério da Defesa propondo o que nós sempre defendemos, que é uma solução dialogada, pactuada, não há de parte das famílias interesse em afrontar o Exército, mas querem ver o seu vínculo histórico e cultural com essa área respeitado e reconhecido. Eu confio nesse encaminhamento construído a partir dessa reunião, com a atuação direta do prefeito no diálogo com o Ministério da Defesa”, afirmou o deputado.

O vereador Leonardo Giordano destacou que essa é uma luta também da Câmara dos Vereadores.

“O prefeito se mostrou totalmente ao lado dos moradores, comprometido em buscar uma solução mediada, que garanta o direito à moradia das famílias e uma solução humanitária a este conflito para essa comunidade centenária, que vive em local tombado. Hoje aqui foi um passo muito importante. O prefeito mais uma vez mostrou que tem uma visão humanista”, disse o parlamentar.

Deixe um comentário