Prefeitura de Niterói autoriza o primeiro concurso público para preenchimento de cargos na Emusa
A Prefeitura de Niterói vai realizar o primeiro concurso público da Empresa Municipal de Moradia, Urbanismo e Saneamento (Emusa) ainda este ano. A previsão é que sejam disponibilizadas inicialmente 40 vagas para os cargos de engenheiro, arquiteto, advogado e técnico administrativo (nível médio).
A Secretaria Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag) será a responsável pela organização do concurso. O edital do certame será divulgado em breve.
O prefeito destacou que o concurso para a Emusa integra o esforço da administração para modernização e profissionalização da gestão municipal.
“Dentro dessa linha de modernização da gestão, fizemos os concursos para a Secretaria de Meio Ambiente e da Procuradoria do Município. Agora vamos dar um passo além, com a consolidação de uma proposta estruturada de modernização e profissionalização da Emusa, que durante 25 anos sempre funcionou com terceirizados ou comissionados”, afirmou o prefeito.
A secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovana Victer, explicou que o concurso público da Emusa e a reformulação de sua estrutura organizacional visam à profissionalização e o aumento da eficiência na gestão da empresa.
A reestruturação é um marco na história da Emusa e também da cidade, já que há anos a população é privada de acompanhar de maneira transparente as atividades da companhia. Pesam sobre a Emusa uma série de suspeitas e investigações sobre as gestões passadas, sobre as quais o município tem trabalhado em colaboração com o Ministério Público Estadual, a quem solicitou mais informações sobre recentes denúncias.
“Trata-se de um divisor de águas. O anúncio do primeiro concurso para a Emusa depois de 25 anos de existência da empresa, num evento conjunto entre a prefeitura e a Controladoria Geral da União demonstra o compromisso com uma nova forma de governar, com transparência e responsabilidade na utilização dos recursos públicos”, afirmou