Prefeitura de Niterói entrega o Novo Horto do Fonseca à população
Cerca de 10 mil pessoas participaram ao longo de todo o sábado (01/08) da programação que marcou a inauguração das obras de revitalização do Novo Horto do Fonseca, na Zona Norte de Niterói. As obras, iniciadas no segundo semestre do ano passado, foram orçadas em cerca de R$ 7 milhões.
Uma nova área de lazer foi inaugurada, num espaço de cerca de 8 mil metros quadrados, com pista de patinação e caminhada, playground, local de convivência (com mesinhas e bancos), quiosques, banheiros, bicicletários, academia da terceira idade), rotas de acessibilidade para portadores de deficiência, além da sede do Parnit (programa da Prefeitura que prevê a criação de unidades de conservação municipais em encostas da cidade e outras áreas de interesse para a proteção de ecossistemas e monumentos naturais) e do ParCão (espaço de lazer para animais).
Um show do grupo Fundo de Quintal encerrou a programação, que começou às 9h com apresentação da Banda Municipal Santa Cecília, show da cantora e contadora de histórias Bia Bedran, atividades para crianças e feira de artesanato.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Rodrigo Neves assinou o contrato com a Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), responsável pelo Projeto Gugu, que vai garantir o desenvolvimento de atividades para pessoas da terceira idade em 40 núcleos no município. Aproximadamente 200 alunos do projeto participaram de uma aula antes da solenidade.
“Esse horto ficou durante muito tempo abandonado, os moradores desta região merecem um espaço de lazer organizado e bonito. Nós transformamos esse espaço numa espécie de Campo de São Bento, só que na Zona Norte. Temos aqui pista de patinação, skatepark, anfiteatro, feira de artesanato, quadra poliesportiva, academia da terceira idade, enfim, um equipamento de qualidade que resgata o uso do espaço público. Espero que todos cuidem bem e aproveitem bastante o novo horto, que é um lugar para o lazer das famílias de toda a cidade”, afirmou o prefeito durante a inauguração, que contou com as presenças de secretários municipais e representantes do Legislativo.
O Novo Horto do Fonseca foi aprovado pela família Novaes, que mora no bairro. Os professores Carla e Rogério fizeram questão de levar a filha Maria Clara, de 10 anos, para a festa de inauguração. “Moro no Fonseca desde criança e o horto fez parte da minha infância. Era programa de domingo vir brincar aqui. Estou muito satisfeita de ver que esse parque tão tradicional foi revitalizado. Com certeza será o local de lazer da nossa família”, disse Carla.
Além de todas as melhorias, o horto terá uma feira de artesanato fixa. No primeiro dia de funcionamento, os artesãos já comemoraram o sucesso. Maria das Graças Santos, de 60 anos, que faz bonecas utilizando garrafas de vidro e embalagens de esmalte reciclados, disse que a expectativa de vendas em sua barraca é a melhor possível. “É a primeira vez que vendo meus produtos em uma feira. O local ficou muito bonito, estou muito satisfeita de estar vivendo essa nova experiência”, afirmou a artesã.
Algumas barracas vendiam doces caseiros e outras delícias. Uma das mais concorridas foi a da Cida Baiana que, vestida a caráter, assim como suas duas ajudantes, fez sucesso com seus bolos e cocadas. “Estou muito feliz em estar aqui. O Fonseca merecia um espaço como esse. Hoje estou vendendo somente doces, mas espero poder fazer acarajé, com certeza será um sucesso”, ressaltou Cida.
Além da área de lazer, também foi entregue o espaço cultural, com 2,5 mil metros quadrados, composto por anfiteatro, quiosques, banheiros, playground, bicicletário, área de estar (com mesas e cadeiras), além de rotas acessíveis para portadores de deficiência. As obras incluíram ainda a quadra poliesportiva. O espaço ganhou arquibancadas, vestiários, banheiros, playground, bicicletário, academia, além de uma guarita para vigilância.
Foi concluída também a reforma da rede superficial de drenagem, que fica ao lado do lago do parque. O horto contará também com uma Unidade da Guarda Municipal, que terá 24 agentes, que ficará de prontidão 24 horas por dia todos os dias da semana. Até o fim deste ano, está prevista ainda a conclusão do Skatepark e do Centro de Controle de Animais Domésticos (CCP).