Prefeitura de SG inicia conscientização ambiental em escolas da Praça Zé Garoto
Cerca de 60 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° do Ensino Médio do Colégio Cenecista Orlando Rangel, ao lado da Praça Zé Garoto, no Centro, tiveram uma aula diferente na manhã desta quarta-feira (19/08). No auditório da instituição, assistiram à palestra ministrada pelo biólogo e professor Gabriel Lessa, superintendente da secretaria de Meio Ambiente de São Gonçalo, sobre a poda e substituição das árvores que está sendo feita na praça.
Lessa explicou que o trabalho no local visa a evitar riscos de novos acidentes, como o que vitimou duas pessoas no último dia 21 de julho, atingidas pela queda de uma árvore do tipo flamboyant.
“Nós vamos tirar três árvores e a que está do lado do Espaço Carequinha não será substituída por causa das raízes. A escola vai indicar alguns alunos para participar do replantio, assim com o Colégio Estadual Nilo Peçanha (também ao lado da praça). O trabalho precisa ser bem planejado, pois a poda precisa ser bem feita e dos dois lados, para não provocar o tombamento da árvore. Queremos reduzir o risco de novos acidentes aqui e em outros lugares. Por isso, faremos trabalho de poda e substituição nas demais árvores urbanas da cidade”, explicou o superintendente, acrescentando que intenção é reflorestar diversas áreas do município.
Lessa ainda explicou aos estudantes a importância das árvores para o meio ambiente, principalmente o ciclo da água. Os alunos se mostraram interessados no tema e no final, fizeram várias perguntas. Para Mariana Telles, do 3° ano do Ensino Médio, a palestra acrescentou no seu aprendizado.
“Foi bem interessante. Aprendi mais a respeito das árvores e o que devemos fazer quando vemos uma com risco de cair”, contou a estudante.
Esta quinta-feira, às 9 horas, técnicos da secretaria de Meio Ambiente vão distribuir panfletos aos comerciantes da região na praça para explicar o que está sendo feito no local e na sexta-feira, ministrarão outra palestra, dessa vez no Colégio Estadual Nilo Peçanha.