Prefeitura inaugura reforma e ampliação do Médico de Família do Preventório
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou na tarde desta segunda-feira (19.1) as obras de reforma e ampliação do posto do Médico de Família Abel Santamaria, no Preventório, em Charitas. Duas equipes compostas por médicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e enfermeiros atenderão cerca de 5 mil pessoas cadastradas da comunidade.
O módulo foi adaptado para acessibilidade e conta com dois consultórios clínicos, um ginecológico com banheiro, ganhou um consultório odontológico com equipe de saúde bucal, sala de enfermagem, farmácia, vacina, curativo, sala de agentes comunitários de saúde, copa e sala de acolhimento para os pacientes, que anteriormente aguardavam na varanda externa.
Rodrigo Neves destacou a importância dos investimentos que a atual gestão vem realizando no município.
“Estamos realizando obras em todas as unidades da prefeitura, são 25 unidades de saúde que estão recebendo, simultaneamente, investimento de melhoria e recuperação. Trabalhamos com a ideia de uma cidade melhor para todos, é importante recuperar infraestrutura, pavimentação, asfalto, mas também é muito importante olhar pela agenda social da cidade, e por isso investimos na educação e recuperação da rede de saúde. Essa obra é mais um passo nesse processo de recuperação. Estamos passo a passo caminhando na reestruturação da rede e hoje a comunidade do Preventório, a maior de Niterói, está tendo um olhar da prefeitura mais atencioso e agora, além da qualidade de atendimento e infraestrutura, a comunidade ganha uma equipe do dentista da família, promovendo a saúde bucal”, afirmou o prefeito.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Solange de Oliveira, a obra tem um grande valor, lembrando que a unidade foi o primeiro módulo do Programa Médico de Família (PMF) instituído no município e a primeira unidade do Brasil.
“O Preventório hoje, depois de 23 anos, recebe a reforma da sua unidade com ampliação de serviços, estrutura digna e acolhedora, compatível com o tipo de trabalho e metodologia de cuidados prestados na sua integralidade. Essa foi a primeira unidade do Programa Médico de Família do Brasil, que preconizou o programa de estratégia da família que depois ganhou âmbito nacional na atenção básica, por isso essa obra é muito importante e especial”, disse Solange.
O vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Gustavo Rodrigues, lembrou de como a atual gestão encontrou a rede de saúde.
“Essa obra é de grande simbolismo por esse ser o primeiro médico de família da história e por ser a 13º obra da atenção básica entregue pela gestão. Quando o programa Mais Saúde foi construído, a rede de atenção básica estava absolutamente sucateada, nenhuma unidade tinha condições plenas de funcionamento, e hoje já realizamos todos esses investimentos”, afirmou o vice-presidente.
Também participaram da solenidade de inauguração os secretários de Obras, Domício Mascarenhas; de Educação, Flávia Monteiro de Barros e de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques; o deputado federal Chico D’Angelo, o presidente da Emusa, Guilherme Ribeiro, entre outras autoridades municipais.
Obras
Através do programa Mais Saúde, que tem como objetivo a expansão da rede básica de saúde no município, a atual gestão já reformou e ampliou oito unidades básicas de saúde: Unidade de Saúde Morro do Estado, Clinica Comunitária da Família da Ilha da Conceição, Unidade de Saúde João Vizela, Clinica Comunitária da Família de Várzea das Moças, Clínica Comunitária da Família do Badú, Unidade de Saúde de Santa Barbara, Médico de Família do Maravista, Médico de Família de Matapaca.
Além disso, reabriu os módulos do Médico de Família do Viçoso Jardim e da Grota, inaugurou a Clínica Comunitária da Família da Teixeira de Freitas, em parceria com o governo estadual, e reabriu o módulo do Médico de Família do Morro do Céu, após ter ficado três anos fechado.